O presidente da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, Nuno Vaz, e presidente da CIMAT, o diretor geral da Mobilidade, Ignacio Maestro, e o vice-diretor geral de Ação Externa, Xosé Lago, discutiram estratégia para a criação de uma linha de transporte regular que permita ligar Chaves e Verín.

Na reunião, a Eurocidade apresentou o projeto “B Solutions”, iniciativa financiada pela Comissão Europeia com o objetivo de melhorar a mobilidade entre a região de Verín e a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), lê-se em nota de imprensa.
Durante o encontro, foram analisadas as possíveis soluções jurídicas e administrativas para avançar com os procedimentos entre os dois lados da fronteira. Desta forma, de acordo com a mesma nota, seria possível oferecer aos 60 mil habitantes da Eurocidade a oportunidade de se deslocarem facilmente entre os dois lados da fronteira e, assim, fortalecer as relações entre ambos os territórios.
O governo galego, por sua vez, considera estratégica para a comunidade galega as relações económicas e sociais com o norte de Portugal e por isso continua a trabalhar na promoção de iniciativas que possam fortalecer esses laços. A CIMAT, composta por seis municípios, é a autoridade de gestão de transportes com poderes delegados pelo governo central de Portugal.
Neste contexto, as duas instituições, juntamente com o AECT Eurocidade Chaves-Verín, irão trabalhar num acordo mútuo que permita a coexistência das linhas em Feces de Abaixo, garantindo serviços regulares entre os dois municípios.
Por outro lado, o projeto piloto do TUT continuará a conectar os dois bairros da Eurocidade até ao final do ano, a fim de avaliar a sua utilidade para os cidadãos e a eficiência do serviço.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário