Diário Atual

Irá ter lugar no próximo dia 11 de novembro, no Estabelecimento Prisional de Chaves, uma cerimónia de entrega de Diplomas a reclusos que concluíram o 9º Ano de Escolaridade, através de um Curso EFA-B3.

Numa organização conjunta desta instituição penitenciária e do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (escola associada), a cerimónia a realizar será o corolário de todo um trabalho de promoção do aumento dos níveis de escolaridade da população reclusa, encetado por estes dois organismos.
Relativamente ao programa, este iniciar-se-á, e terminará, com momentos musicais a cargo de formandos da Formação Modular Certificada ‘Animação e Dinamização de Atividades Lúdico-Expressivas – Expressão Musical’, que aproveitarão o ensejo para apresentar ao público presente alguns temas do seu repertório musical, seguindo-se uma saudação de boas-vindas pelos professores que lecionam os cursos EFA neste estabelecimento prisional.
A lenda do S. Martinho é o momento que se segue.
Esta será apresentada por formandos da Formação Modular Certificada ‘Língua Portuguesa – Técnicas de Escrita’, através de um trabalho por si realizado, onde não deixarão de faltar, entre outras referências, quadras alusivas ao S. Martinho.
E falando de S. Martinho, estar-se-á, obviamente, a falar de castanhas…
A este propósito, o evento compreende, também, uma palestra, seguida de debate, a cargo de Ema Gonçalo (docente do Agrupamento de Escolas de Valpaços), convidada para o efeito, e dedicada à «Importância socioeconómica da produção de Castanha na região do Alto Tâmega». Assim, serão objetivos desta comunicação: refletir sobre as potencialidades / constrangimentos da produção de Castanha; compreender as principais ameaças à sua cultura; analisar as possibilidades de aumentar a sua transformação; e, por fim, aferir da importância da Castanha na criação de (auto)emprego na região do Alto Tâmega.
A cerimónia de Entrega de Diplomas de 9º Ano constitui, indubitavelmente, o momento alto do dia. Esta é uma iniciativa que visa premiar um trajeto iniciado em outubro de 2013, por um conjunto de indivíduos que, após vários anos de afastamento do sistema nacional de educação e qualificação, vêem agora recompensado o seu esforço e dedicação com a conclusão do 3º Ciclo do Ensino Básico, dando, deste modo, um passo significativo no aumento das suas competências a nível académico e profissional. Mais se refere que estes formandos não se quedarão por aqui, porquanto se aprestam a enfrentar um novo desafio neste estabelecimento prisional, não menos exigente – o Ensino Secundário.

Destarte, a todos se felicitam e encorajam nesta nova etapa, pois “O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura.” (Miguel Torga)

A Organização

loading...
Share.

Deixe Comentário