Diário Atual

Uma exposição de pintura do artista flaviense Carneiro Rodrigues está desde a passada quarta-feira, dia 7, na Biblioteca Municipal de Valpaços, e pode ser visitada até ao final do mês.

IMG_1144Seguindo a estratégia de colocar à disposição do munícipe pelo menos uma exposição/evento cultural por mês, Teresa Pavão, Vereadora da Cultura, presidiu a cerimónia de abertura, após momento musical protagonizado por Miguel Melo.

João Thedim, organizador de “Em nome da arte”, enalteceu o trabalho do pintor e do artista em geral. “O domínio da técnica, seja na pintura a óleo, como no pastel como até o desenho a carvão, revela a força e o poder de engrandecer em qualquer material esta vontade suprema em teimar que a arte é o elemento cultural do nosso ADN”, referiu.

IMG_1142Teresa Pavão ficou satisfeita por “constatar que a comunidade valpacense aflui com entusiasmo a todas as formas de arte que o Município proporciona”, até porque se trata de uma mostra de um “artista sobejamente conhecido deste concelho, pelo percurso vasto de exposições colectivas e individuais”.

A responsável do pelouro da cultura levantou um pouco o véu sobre o material exposto: “obras em que o místico, a divindade e o elemento natureza interagem numa harmonia sublime”. Adiantou também que “o professor Carneiro Rodrigues refere que não há justificação para a arte, tal como não há para a vida e para o amor. No entanto, a arte não substitui nenhuma delas, alimenta-se do amor e da vida”.

exposição foto1Para Carneiro Rodrigues, “o sentido da arte é cada artista. E não é por acaso que os maiores, foram sempre um pouco transgressores dos consensos académicos e dos cânones estabelecidos, pela simples razão que a viveram como um caso pessoal. A Arte exprimia a sua visão da realidade; era a sua forma de estar e de ser, revelando a intensidade subjectiva da sua experiência”.

A exposição, que integra mais de duas dezenas de obras, está patente na Biblioteca Municipal de Valpaços até ao próximo dia 28 de Maio, podendo ser visitada no horário regular da biblioteca, entre as 14h00 e as 18h30 às segundas-feiras, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 18h30 de terça a sexta-feira.

Redacção/CM Valpaços

 

loading...
Share.

Deixe Comentário