Diário Atual

Na passada sexta-feira, dia 14, Dia de S. Valentim, o amor andou no ar no Mercado Municipal de Valpaços, numa iniciativa promovida pela autarquia.

namorados-mercadoA passadeira vermelha foi estendida no Mercado Municipal para receber as “estrelinhas” que animaram a tarde do Dia dos Namorados, naquela infra-estrutura da responsabilidade da Câmara Municipal de Valpaços.

O “Cupido do Amor” andou à solta e a magia do São Valentim proporcionou momentos de ternura entre miúdos e graúdos, numa festa dedicada sobretudo à comunidade escolar, onde foram protagonistas as crianças do Agrupamento de Escolas de Valpaços e da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.

Além das dezenas de crianças, muitos foram os valpacenses que foram atraídos ao Mercado Municipal e foram surpreendidos pela música do violino, as flores, os cartazes, as t-shirts, as frases, os poemas, pinturas faciais, entre muitos outros ícones que representam a Amizade e o Amor, que em Portugal se celebra no dia 14 de Fevereiro. Quem também fez parte da festa foram os alunos do Curso Técnico Profissional de Turismo Ambiental e Rural, a estagiar na autarquia, bem como o núcleo de Valpaços do Projecto Afectos. O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida também fez questão de marcar presença e mostrar o seu apoio a iniciativas que servem para “dinamizar este espaço do ponto de vista económico, social e cultural”.

O objectivo principal da iniciativa foi conquistado, dando “vida” àquele espaço que, devido às actuais alternativas de mercado, tem sido esquecido, mas que é símbolo de uma tradição muito enraizada.

“O balanço é muito positivo, crianças e adultos conviveram e divertiram-se e chamámos, ao mesmo tempo, a atenção para este espaço. É importante que os produtores e a população em geral redescubram o Mercado Municipal e veja aqui uma forma de escoar os seus produtos e uma oportunidade de negócio. A importância desta iniciativa passa por trazer mais oferta e mais procura a este espaço, situado bem no centro da cidade”, explicou a Vereadora Teresa Pavão, agradecendo a todos os que contribuíram para o sucesso da iniciativa.

Segundo Teresa Pavão, serão organizadas outras iniciativas que tenham como objectivo apoiar e estimular o comércio tradicional e sobretudo os produtores locais. “Queremos dar continuidade a este projecto e a outros que, em tempos de crise, venham a beneficiar e a valorizar aquilo que de melhor temos na nossa terra”, referiu.

Recorde-se que o Mercado Municipal reabriu a 9 de Maio de 2007, após uma remodelação total que significou um investimento de 550 mil euros, inteiramente suportados pela autarquia.

Aquela infra-estrutura localizada numa zona central da cidade tem capacidade para 25 espaços comerciais, bem como um piso inferior onde decorre o Mercado do Lavrador, onde os agricultores do concelho têm a possibilidade de escoar os seus produtos, com todas as condições de higiene e salubridade, às segundas, quartas e sextas-feiras, e também nos dias de feira.

No Mercado Municipal de Valpaços existem ao dispor dos visitantes talho, peixaria, florista, frutaria, roupa e calçado para criança, têxteis, agente de seguros, associações, entre outras.

 

Redacção/CM Valpaços

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário