A Associação de Futebol (AF) de Vila Real desenvolveu o projeto ‘Treino-aos-Montes’ para que os atletas de formação do distrito possam manter, e até desenvolver, as suas capacidades com treinos em casa. 

“Face ao muito tempo de paragem, é importante que em todos os escalões se possa treinar para manter e, nalguns casos até potenciar, as suas competências desportivas”, explicou o diretor técnico da AF Vila Real, Carlos Soares.

O projeto surgiu após jogadores e jogadoras das diversas seleções distritais terem solicitado planos de treino para este período de paragem devido à pandemia de covid-19, disse ainda.

Carlos Soares realçou que isso não podia ser feito sem o conhecimento e autorização dos clubes e que se acabou por desenvolver o projeto ‘Treino-aos-Montes’.

“É muito tempo sem treinar e competir como normalmente o faziam e não queremos que as crianças e jovens percam a ligação com o futebol/futsal e com o treino”, vincou.

Os clubes e jogadores inscritos recebem já no domingo o primeiro plano de treino, um plano diferente por cada escalão, que vai desde os petizes, os mais novos, aos juniores.

“A ideia de fazer um plano por escalão é precisamente para diferenciar os conteúdos de acordo com as necessidades de cada faixa etária”, sublinhou.

E acrescentou: “Por exemplo, nos escalões mais baixos, ditos lúdicos ou informais, as tarefas vão incidir mais sobre a coordenação/literacia motora, trabalho e desafios técnicos e questões relacionadas com a velocidade de execução e de aceleração”.

A partir do escalão de iniciados “já há uma preocupação com o desenvolvimento de capacidades como a força, a resistência e a velocidade, havendo também preocupação com o desenvolvimento de aspetos técnicos, ou questões relacionadas com a tomada de decisão”.

Para os escalões de petizes, traquinas, benjamins e infantis haverá três treinos por semana, enquanto para iniciados, juvenis e juniores, serão quatro treinos por semana.

“Ao número de treinos semanais irá acrescer um ‘desafio semanal’ que será proposto para cada escalão e cujo conteúdo pode, ou não, estar diretamente relacionado com os conteúdos dos planos de treino dessa semana”, adiantou.

A AF Vila Real propõe ainda que até ao final de cada semana os atletas inscritos gravem um vídeo a realizarem o ‘desafio semanal’ para que cada clube possa partilhar nas suas redes sociais.

De acordo com o regulamento do projeto ‘Treino-aos-Montes’, há uma articulação entre o gabinete técnico da AF Vila Real, clubes filiados, atletas e encarregados de educação.

Aos domingos o gabinete técnico irá publicar num canal privado da rede social YouTube “os vídeos com os treinos para a semana seguinte”, sendo também enviados por correio eletrónico para clubes e atletas inscritos.

A participação dos atletas pode acontecer através do clube, que pode enviar os planos de treino, ou através de inscrição diretamente junto da AF Vila Real.

Desde 12 de março que as atividades desportivas da AF Vila Real estão suspensas, tendo sido cancelados todos os campeonatos e provas da temporada 2019/2020 em 08 de abril.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 230 mil mortos e infetou mais de 3,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

loading...
Share.

Deixe Comentário