O município de Chaves, através do Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promoveu um leque variado de atividades enriquecedoras, durante as férias letivas de verão, com o objetivo de incentivar nos alunos o gosto pelas atividades educativas, pela aprendizagem e pelo desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

O programa decorreu de junho a 6 de setembro, envolvendo cerca de 140 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, do 1º, 2º e 3º ciclo.
O plano de atividades abrangeu diversas áreas, desde a área desportiva, educação ambiental, musical, conhecimento do património local, expressão artística e criativa, educação para a saúde e diversos workshops, refere a autarquia.
Foram proporcionadas algumas visitas culturais à zona histórica da cidade, ao Centro Ciência Viva de Bragança, à fábrica das Águas de Carvalhelhos, ao Parque Biológico de Vinhais, ao Balneário Pedagógico de Vidago, à Escola Rodoviária de Boticas, à Resinorte, às Termas de Chaves, e visitas ao Quartel dos Bombeiros Flavienses.
Segundo a organização da iniciativa, o balanço foi positivo, permitindo “conciliar a educação integral dos alunos e o suporte complementar que as famílias necessitam nestes momentos de interrupções letivas, preparando os alunos para um novo ano escolar voltado para o sucesso nas aprendizagens”.
Com estas atividades os alunos desenvolveram competências de carácter psicossocial, através de atividades dinâmicas e atividades equilibradamente divididas entre o carácter físico, socio-emocional e cognitivo, com a finalidade de potenciar o sucesso integrado do aluno posteriormente ao nível do seu potencial criativo, desde o espírito empreendedor, responsabilidade e autocontrolo, resolução de problemas e trabalho.
O projeto é dinamizado pela Equipa Viver a Sociedade do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e Financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020, União Europeia – Fundo Social Europeu.
loading...
Share.

Deixe Comentário