Diário Atual

No passado dia 24, sexta-feira, o Regimento de Infantaria 19 (RI19) celebrou o Dia da Unidade, antecipando o dia 25 de março de 1809, data na qual as tropas portuguesas, aos comandos do General Francisco da Silveira, protagonizaram o Cerco e Retomada de Chaves aos franceses durante a 2ª Invasão Francesa. Também neste dia o 1º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército teve o seu Juramento de Bandeira.

As comemorações do Dia da Unidade tiveram início no passado dia 13 com a exposição “O Regimento de Infantaria 23 na Flandres e a Chama da Pátria”, que contou com a presença do professor Jorge Pais de Sousa, realizada na Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves. No dia 16 realizou-se no Auditório do Centro Cultural de Chaves uma conferência subordinada ao tema “A participação do Regimento de Infantaria Nº 19 na Grande Guerra”, a cargo do Dr. António de Souza e Silva. No dia 22 de março o Auditório do Centro Cultural de Chaves voltou a ser palco de mais uma das atividades agendadas para os festejos, desta feita com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, às 21h30. Num ano em que ainda se comemora o centenário da Primeira Grande Guerra, foram várias as atividades alusivas à efeméride. No dia 23, véspera do ponto alto das comemorações do Dia da Unidade, realizou-se, também no Auditório do Centro Cultural de Chaves, a conferência “O CEP e a Grande Guerra – Teatro Europeu”, proferida pelo Tenente-Coronel Abílio Pires Lousada. Estas comemorações culminaram então no dia 24 com a celebração do Dia da Unidade, presidida pelo Tenente-General Fernando Celso Vicente de Campos Serafino, que já comandou o RI19 em 2006/07.

“É sempre um sentimento muito bom quando os sítios por onde passamos deixam boas recordações e deixamos também bons amigos e boas memórias. Ter a oportunidade de vir todos os anos como tenho vindo é um privilégio, particularmente nesta fase em que sou eu a presidir o Dia da Unidade e posso rever os meus camaradas e os jovens recrutas que agora se juntam ao Regimento e ao Exército”, sublinhou o Tenente-General Serafino.
Este foi o primeiro dia da Unidade do RI19 para o Coronel João Godinho enquanto Comandante do mesmo, e demonstrou-se muito satisfeito: “É o meu primeiro Dia da Unidade. Foi, na minha opinião, uma festa muito bonita. Fizemos duas cerimónias numa: as comemorações do Dia da Unidade ao mesmo tempo com o Juramento de Bandeira do 1º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército 2017. Acho que foi uma simbiose perfeita, correu tudo muito bem. Os militares que estiveram na parada portaram-se com muito brio, com muita dignidade. Estou muito orgulhoso deles”.

Já quase no final da cerimónia, os militares do 1º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército 2017 que juraram Bandeira proferiram as palavras do juramento em uníssono em frente ao estandarte nacional, e foram vários os familiares destes militares que fizeram questão de marcar presença neste dia tão importante.
A manhã ficou ainda marcada pela homenagem aos militares mortos na Guerra do Ultramar, junto ao monumento dedicado aos mesmos, e ainda pelas condecorações atribuídas a alguns militares.
A cerimónia contou com a presença de vários responsáveis do exército português e de diversos representantes da região do Alto Tâmega. As comemorações do Dia da Unidade do RI19 culminaram com um almoço convívio entre todos os convidados nas instalações do Regimento.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário