É um histórico da Vila de Vidago e do Município de Chaves, que, desde que nasceu, se empenhou em viver intensamente o seu tempo, a sua terra e as suas gentes. Fiel às suas origens, sempre foi destemido para conseguir os seus intentos, inconformado com injustiças, solidário com necessitados e rebelde com os poderosos. Trabalhador incansável, com a bonita idade de 100 anos continua a pilotar o seu trator para amanhar as suas terras.

No dia 10 de agosto de 2018, foi festejado o centenário natalício da popular figura Vidaguense – Mário Brás.
Foi um evento comemorativo, em vida, pouco comum mas que será, no futuro, bem mais frequente atendendo ao constante aumento da esperança de vida de todos nós. Mário Brás juntou os familiares e alguns amigos no Primavera Perfume Hotel, em Vidago, onde se realizou uma festa invulgarmente bonita. No momento apropriado foi apresentado um sentimental livro que os seus filhos fizeram questão de oferecer-lhe e que recupera os aspetos mais marcantes da vida da centenária figura. Momentos antes, os convidados haviam posado para a posteridade em foto tirada ao enorme grupo na escadaria da Igreja local. Mário Brás fez questão de aparecer no adro da Igreja ao volante da sua viatura fazendo uma demonstração do seu belo vigor físico, para espanto de alguns.

Aos representantes das famílias convidadas foi oferecido o livro, Mário Braz – Cem Anos de uma Lenda, que o homenageado fez questão de autografar imbuído de grande emoção. Constatámos um interessante trabalho efetuado, com natural carinho, por um dos seus filhos – Júlio Brás. Já tive a oportunidade de o ler e recomendo a leitura da excelente Obra!

Ao fim da tarde, Mário Brás fez questão de presentear de forma franca e livre as pessoas da sua terra, no espaço físico com o seu nome – Praceta Mário Brás. Aqui foram servidas, em ameno convívio, várias carnes grelhadas acompanhadas das adequadas bebidas. A Casa de Cultura de Vidago e o músico Aduindo Borges participaram no evento conferindo à festa um colorido musical de enorme animação.

Ainda que carregando uma centenária vida, Mário Brás esteve ao longo de todo o evento de semblante feliz. O ambiente à sua volta não era para menos. Afinal, comungar 100 anos com relativa qualidade de vida ainda não é para qualquer um de nós!

Floripo Salvador/Augusto Oliveira

loading...
Share.

Deixe Comentário