Diário Atual

Seis centenas de idosos participaram no sábado passado, dia 12, no 1º Convívio de Natal, organizado pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Chaves.

12346528_928870090529430_6228239511636880822_nPela primeira vez, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, com o apoio do município de Chaves e com a preciosa ajuda de vários voluntários, proporcionou aos munícipes mais idosos um dia de convívio e de muita animação, cientes de que para muitos esta é uma das poucas celebrações de Natal que têm.

“Este é mais um momento em resposta ao que as pessoas pretendem no dia-a-dia, daí a adesão. Nós não inventamos nada de novo, simplesmente recriámos o cenário que eles tanto nos pediram e idealizaram”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior

Logo bem cedinho os convidados foram chegando ao Pavilhão Expoflávia e foram ocupando as mesas ornamentadas a condizer com a quadra festiva. Pelo meio da manhã houve uma eucaristia orientada pelo padre Hélder e, quando a fome começou a apertar, por volta do meio-dia, o almoço começou a ser servido pelos 61 voluntários que se associaram a esta festa.

Durante a tarde, danças e cantares encheram o pavilhão de animação que se transformou no habitual bailarico e onde por momentos os seniores esqueceram as dores e as doenças que a idade traz consigo, mostrando todas as habilidades de outros tempos ao som das concertinas e dos ranchos folclóricos.
“Foram momentos onde as pessoas tiveram oportunidade de se libertar, de dançar, de ouvir, de falar e principalmente de conviverem uns com outros, que era o mais importante, e isso foi conseguido”, declarou Hugo Silva.

Com a concretização deste convívio, acrescentou, “conseguimos ter no ano dois momentos onde as pessoas da freguesia se conseguem juntar e conviver num clima de paz e de segurança”. No sábado, “mesmo as pessoas com dificuldade motora e pessoas com 90 anos estiveram presentes porque o espaço do evento era central, ou seja, as pessoas não precisaram de fazer grandes viagens”.

A realização deste convívio foi, conforme explicou o dirigente, mais uma das respostas da Junta de Freguesia ao nível de ação social junto dos mais idosos e também uma das solicitações mais queridas por eles.

Na hora do balanço final o presidente de Junta de Freguesia da Santa Maria Maior mostrou-se muito satisfeito não só por ter concretizado mais um desejo da sua população mas também pela alegria visível nos idosos.

“É uma satisfação enorme vermos que este tipo de eventos preencheu completamente as expetativas deles, estas pessoas que tanto fizeram pela cidade durante a sua vida e que no fundo são os nossos pais e os nossos avôs. Efetivamente, mais uma vez, o que se passou aqui foi um incentivo para continuarmos a fazer políticas direcionadas para as pessoas e para o que elas realmente pedem”.

Para o jovem flaviense “foram muitos dias de trabalho que culminaram com a plena satisfação de todos os presentes”. Neste sentido, “agradeço aos 61 voluntários que tornaram possível este grande evento, ao nosso Masterchef Leonel Fernandes por toda a dedicação e empenho, bem como às suas ajudantes. Também uma palavra de apreço aos mais de cem elementos dos ranchos, grupos musicais e culturais que deliciaram todos os presentes com uma tarde de animação inesquecível”.

De referir que no 1º Convívio de Natal estiveram presentes várias personalidades das áreas da política, das forças armadas, da educação e da cultura da cidade de Chaves.

Segundo o presidente para a realização da lista de convidados foi tido em conta o protocolo de colaboração entre a Junta e os representantes das instituições convidadas.

“As pessoas que colaboram connosco todo o ano foram convidadas. Foi convidado também o presidente da Assembleia de Freguesia, em representação da própria freguesia e dos deputados que a representam. Estiveram lá pessoas que pertencem à câmara municipal, a deputada da Assembleia Municipal, bem como a Polícia de Segurança Pública, o Regimento de Infantaria nº19, entre muitas outras instituições, cujas cores partidárias eu desconheço”, explicou.

Portanto, “se houve pessoas que acharam que fazia parte da campanha política eu digo que nós continuamos a fazer e a direcionar a política para aquilo que as pessoas necessitam, quer seja para as faixas etárias mais jovens quer seja para as faixas mais idosas… se isso é política, então pronto, admito que as pessoas são a política da freguesia”, sentenciou.

Dar voz aos habitantes da freguesia e solucionar os seus problemas é o objetivo do jovem presidente Hugo Silva que está à frente dos destinos da Junta de Freguesia há mais de dois anos.

Os quatro centros de convívio a funcionar na freguesia são exemplo do empenho e da dedicação da equipa que constitui a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e que cada vez mais tenta proporcionar às pessoas de mais idade momentos de convívio e de bem-estar, procurando que não caiam no esquecimento.

“Nota-se que as pessoas têm necessidade de recorrerem a estes espaços para não estarem sozinhas durante o dia, ou mesmo durante semanas. Muitas estão sozinhas e veem nestes centros de convívio um sítio seguro onde podem estar e conviver”, disse Hugo Silva, continuando, “tudo que nos tem sido solicitado, posso dizer de bom agrado, mesmo em termos de instituições recreativas ou de solidariedade social, nós temos conseguido dar uma resposta positiva”, frisou.
É através de um mapa da freguesia pendurado na parede que Hugo Silva vai colocando os pedidos da população para mais tarde serem realizados consoante a capacidade económica e de recursos humanos disponíveis.

Cátia Portela

loading...
Share.

Deixe Comentário