Diário Atual

A aldeia da Abobeleira, na freguesia de Valdanta, voltou a realizar, pelo 11º ano consecutivo, a tradicional matança do porco. Esta iniciativa atraiu quase duas centenas de pessoas que quiseram vivenciar e acompanhar de perto esta tradição e que juntou diferentes gerações durante o sábado passado, 5 de dezembro.

IMG_9644A matança do porco, uma das principais tradições transmontanas, foi o pretexto utilizado para reunir 175 pessoas num convívio agradável e muito elogiado por todos.

Com a ajuda de 15 voluntários, os preparativos da matança do porco começaram bem cedo na manhã de sábado. Depois de morto e desmanchado o porco, vários potes foram colocados numa fogueira onde foram cozinhadas as principais carnes. Coube a Helena Carvalho coordenar todo o trabalho na cozinha que contou com a preciosa ajuda de Hélder Mendes, responsável pelos potes, e com a colaboração da dona Irene e da dona Almerinda.

Posteriormente foi servido o almoço, acompanhado de pão e de vinho tinto, que teve direito a rasgados elogios por parte dos convidados. A animação e o convívio continuaram pela tarde fora.

No final, Jorge Carvalho, secretário executivo da Junta de Freguesia de Valdanta garantiu que a iniciativa é para continuar.
No encontro também marcaram presença vários elementos da autarquia de Chaves.

Pepe Nuñez

loading...
Share.

Deixe Comentário