O Coral de Chaves realizou, na passada sexta-feira, o tradicional Concerto de Natal na Igreja de Santa Maria Maior. No próximo ano, o grupo vai celebrar 20 anos de vida.

 

Perante uma plateia bem composta, o Coral de Chaves contou ainda com as vozes e a presença dos dois maestros anteriores

Dirigidos pelo jovem maestro Fábio Videira, 27 coralistas afinaram as vozes, na noite da passada sexta-feira, 23 de Dezembro, para presentear os flavienses com músicas natalícias bem conhecidas do público, como “Pela Noite de Natal” e “Pastorinhos do Deserto”, de Fernando Lopes-Graça, “Pater Noster” de Peteris Vasks e “Jesus, Maria e José” de Jorge Croner de Vasconcellos.

 

Perante uma plateia bem composta, o Coral de Chaves contou ainda com as vozes e a presença dos dois maestros anteriores: Nuno Costa, que dirigiu o Coral entre Outubro 2007 e Agosto 2011, e o Padre Fernando Silva de Matos, que liderou a batuta do grupo de Outubro 1992 a Setembro 2007. No órgão, esteve Nuno Costa, actualmente a frequentar um mestrado em Composição em Antuérpia (Bélgica), e Bruno Ferreira, músico natural de Penafiel, compositor e padre da diocese do Porto. No final, apesar do nervosismo inicial, o maestro Fábio Videira, nos comandos do Coral de Chaves desde Setembro e a frequentar o curso de Composição na Escola Superior de Artes e Espectáculos do Porto (ESMAE), mostrou-se satisfeito com a qualidade do concerto e a interacção com o público.

 

Mesmo com um novo maestro, neste concerto “seguimos a mesma linha musical, com o repertório tradicional”, ouvido por um público já fiel aos cânticos do Coral nesta quadra natalícia, considerou a presidente da direcção do grupo, Florinda Carneiro. “2011 foi um ano de transição e muito positivo. Iniciámos outra fase que está a começar bem”, acrescentou. Em 2012, o Coral de Chaves irá realizar o Concerto de Páscoa em conjunto com a Academia de Artes de Chaves, mas “o ponto alto será a comemoração dos 20 anos do Coral em Outubro”, rematou Florinda Carneiro, que acalenta um desejo para o novo ano: cativar novas vozes para o Coral, essencialmente masculinas e jovens.

Sandra Pereira

 

loading...
Share.

1 comentário

Deixe Comentário