Primeira alteração do Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária entrou em vigor esta segunda-feira, dia 14 de setembro.

O Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária, em vigor desde 2018, tem vindo a conceder anualmente mais de 70.000,00€, num apoio direto a mais de 300 produtores de bovinos, ovinos e caprinos do concelho de Chaves.

Com a alteração ao regulamento, que introduz o apoio à produção de suínos de raça bísara, a Câmara de Chaves pretende estimular a conservação destes animais e, à semelhança do que já ocorre para as restantes espécies, contribuir para a dinamização do meio rural, diversificação da paisagem rural, riqueza nutricional dos seus produtos, preservação das tradições e enriquecimento da cultura gastronómica na região e país.

A autarquia reconhece, assim, a relevância da produção de suínos de raça bísara, uma fileira que “importa proteger e promover, pelo que é absolutamente crucial imprimir a este setor de atividade uma dinâmica que ajude a valorizar e a qualificar o produto final”.

Em termos estratégicos, este apoio pretende constituir-se como uma alavanca impulsionadora de uma gastronomia que se quer de qualidade, com produtos reconhecidos e apreciados, de que são exemplo o fumeiro e presunto de Chaves.

As candidaturas ao apoio poderão ser apresentadas nos serviços de atendimento do município de Chaves, mediante o preenchimento de formulário próprio.

loading...
Share.

Deixe Comentário