A Biblioteca Municipal de Chaves recebeu, no passado dia 9 de julho, a apresentação do resultado da investigação cultural realizada no âmbito do projeto AVIVAR, com a apresentação do Livro “AVIVAR- Nos trilhos das memórias de Chaves” e uma Exposição Fotográfica temática, produto da recolha foto etnográfica da cultura popular flaviense, patente ao público até dia 31 de agosto.

Na sessão de apresentação esteve presente Nuno Vaz, presidente da Câmara Municipal de Chaves, que reconheceu o “trabalho oportuno desenvolvido em prol da memória futura da história e etnografia do concelho, traduzido numa obra cheia de singularidades, que apela sobretudo aos sentidos”.

De acordo com a autarquia flaviense, com o objetivo de divulgar e registar o património material e imaterial existente no meio rural do concelho, procedeu-se à recolha dos aspetos mais marcantes da cultura popular, através de entrevistas realizadas nas localidades de Águas Frias, Calvão e Soutelinho da Raia, Eiras, S. Julião e Cela, São Pedro de Agostém, Soutelo e Seara Velha, Vidago, Arcossó, Selhariz, Vilarinho das Paranheiras e Vilarelho da Raia.

O projeto apresenta seis roteiros pedestres turísticos culturais do concelho que perpetuam a memória ancestral da cultura flaviense, através da divulgação de caraterísticas peculiares que podem também ser conhecidas através do site criado para o efeito, em www.avivar.pt.

Este projeto é resultado da candidatura apresentada por António Manuel Martins no Orçamento Participativo (OP) de Chaves 2017, sendo a proposta vencedora da Componente 2 – Promoção e Dinamização – Projetos de âmbito Cultural e Desportivo. 

loading...
Share.

Deixe Comentário