Vila Pouca de Aguiar vai receber uma prova de competição canina que irá apurar os representantes de Portugal no Campeonato Mundial de Agility.
Este fim de semana, 26 e 27 de maio, o Complexo Desportivo Municipal vai receber cerca de meia centena de cães e condutores nesta prova seletiva.
As provas irão decorrer sábado (entre as 12h45 e as 19horas) e domingo (entre as 9h30 e as 15horas) no campo de 7 que integra a pista Zé Cavaco.
Inicialmente, o percurso é definido pelo juiz de prova e os obstáculos (salto, túnel, paliçada, e outros) correspondem ao nível de dificuldade e grau do cão, designadamente grau 1 (iniciado), grau 2 (intermédio) ou grau 3 (avançado). Depois, ainda sem o cão, o condutor tem entre cinco a sete minutos para o reconhecimento da pista, e inicia a prova com o cão a ter que, velozmente, seguir a ordem correta dos obstáculos, marcar as obstruções de contacto e evitar a queda de varas para terminar a prova sem faltas.
Contando com o apoio do município, esta competição será realizada pelo Caniclube – Escola de treino canino fundada em 1997, Maia, que se dedica a obediência básica e ao agility (com uma equipa de competição a participar no Campeonato Nacional desde 1997 e já organizou 90 provas do campeonato).
O Campeonato Nacional de Agility desenrola-se sob a égide do Clube Português de Canicultura e é constituído por cerca de 30 provas organizadas pelos clubes de agility. O Campeonato Mundial de Agility irá decorrer de 4 a 7 de outubro na Suécia).