Diário Atual

A abertura dos equipamentos turísticos de Vila Pouca de Aguiar, cujo investimento global é cerca de seis milhões de euros, comparticipados pelo ON2, já têm data marcada.

A Aldeia Rural e Parque de Campismo e o Centro Hípico de Pedras Salgadas já têm abertura marcada para o início do mês de junho. O Centro Interpretativo de Tresminas está praticamente apto e poderá até abrir ainda antes desse mês para dar a conhecer o percurso expositivo sobre um dos mais importantes e bem conservados complexos mineiros do Império Romano na Europa.

Localizado a cerca de dois quilómetros das autoestradas A7 e A24, o Parque de Campismo com recreação de uma Aldeia Rural está equipado com unidades de alojamento (bungalows), área de campismo, adega típica, restaurante, sala multiusos, piscinas e balneários. O equipamento tem uma área de 20.000 m2 e é uma excelente oferta no turismo de natureza em Trás-os-Montes.

O parque está situado junto à Barragem da Falperra (Alvão) que está a ser preparada para receber visitantes, através de pontos de receção e venda de produtos, locais para prática desportiva, pontes pedonais e caminhos rurais que permitem desfrutar em pleno este ex-líbris da região.

Localizado a cerca de um quilómetro da A24, o Centro Hípico de Pedras Salgadas disponibiliza múltiplos serviços: formação e prática de equitação; eventos e competições hípicas; alojar, desbastar e cuidar de cavalos; equitação com fins terapêuticos; atividades com a comunidade e campos de férias; entre outras valências.

O espaço das Romanas integra recinto desportivo, picadeiro, boxes, bancadas com áreas sociais, casa do tratador, e outras valias. O picadeiro detém um dos melhores pisos da Europa e a cavalariça tem 32 boxes. Este centro recupera a tradição da atividade equestre na vila termal. A academia de golfe e o parque (spa termal, alojamento, casa de chá, e outros serviços) estão na área envolvente.

Tresminas é, provavelmente, o local que detém o mais importante e bem conservado complexo mineiro do Império Romano na Europa. Agora, a valorização de Tresminas tem um novo equipamento essencial na divulgação, através de um percurso expositivo que aborda a romanização, a mineralização e a biodiversidade.

Junto ao Centro Interpretativo, assiste-se ao trabalhar de “Moinhos” de Trituração do Minério (réplicas fiéis dos moinhos edificados pelos romanos). No local, é possível ver um curto filme sobre este património milenar. Ouro e tecnologia mineira, rede hidráulica, história, geografia e rede viária são temas do percurso expositivo, devidamente complementado com um anfiteatro ao ar livre para espetáculos culturais.

Redação/CM Vila Pouca de Aguiar

 

loading...
Share.

Deixe Comentário