Diário Atual

Enaltecendo a música como uma importante ferramenta de inclusão social e pretendendo promover a cidadania através deste tipo de arte, as crianças da Escola do 1º Ciclo de Vilar de Nantes e da Escola Nadir Afonso realizaram um recital de Natal para os idosos que residem em lares da Santa Casa da Misericórdia de Chaves.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Trinta e cinco crianças da Escola do 1º ciclo de Vilar de Nantes entoaram cânticos de Natal no Lar de Santa Isabel orientados pelo professor de música Carlos Costa.

“Interagir com as pessoas mais velhas que são da mesma comunidade” é o principal objetivo que norteou a atividade, destacou a professora de inglês Lídia Santos.

De acordo com a diretora da escola, Maria Almendra, este acontecimento “gera motivação” para os mais novos, “obrigando-os a sair da zona de conforto deles”, acrescentou o professor de música, Carlos Costa, no âmbito de “uma experiência enriquecedora para as duas faixas etárias. “O nosso objetivo é permitir o contato das crianças com os idosos e transmitir-lhes um pouco de alegria, recordando-lhes os afetos dos netos”, referiu a responsável pela escola.
“Há uma preocupação de fazer sempre com as quatro turmas um trabalho articulado com a expressão plástica, com o inglês e, naturalmente, com a música”, acrescentou o professor de música.

Atento aos pequenos artistas esteve Alberto Almeida, o utente de 86 anos que dedicou a sua vida a ensinar crianças a cantar e a tocar. “Portaram-se muito bem”, disse o antigo professor de música.

A instituição de solidariedade social ofereceu um pai natal de chocolate a cada criança.

Encontros intergeracionais promovem partilha de valores e cidadania

Em plena época natalícia os encontros intergeracionais têm dado vida às estruturas residenciais para pessoas idosas “trabalhando os valores, a cidadania e a partilha”, lembrou a professora Maria da Conceição Capela que juntamente com a coordenadora da Escola Nadir Afonso e mais duas docentes estiveram no Lar Nossa Senhora da Misericórdia para levar “música e afeto” aos idosos institucionalizados, dando continuidade ao projeto daquela escola, no âmbito da disciplina Educação para a Cidadania.

Do encontro resultou uma troca de presentes especiais. Os utentes da Misericórdia de Chaves ofereceram aos alunos da turma 6º G um pinheiro de Natal elaborado por eles, em cartolina, e adornado com estrelas com o rosto de cada idoso. Por sua vez as crianças trouxeram postais de Natal que carinhosamente distribuíram pelos idosos com um abraço e um beijinho.

Sandra Gonçalves

loading...
Share.

Deixe Comentário