Diário Atual

O auditório do pavilhão multiusos de Montalegre foi palco para uma sessão de esclarecimentos promovida pela Cooperativa Agrícola do Barroso. Uma sessão com alguns temas pertinentes como é o caso das candidaturas aos subsídios do PRODER (2014/2020), o processo de reconhecimento da nova OPP de Montalegre (sanidade animal) e a proposta para a criação de agrupamentos de produtores para comercialização de pequenos/grandes ruminantes.

www.cm-montalegre.pt__srcf0560fd73e231e599568275ac9e77a74_par90743e53ae9d384ad9f1089982affc3f_dat1418398869Um dos responsáveis pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Caeiro, considerou que «embora ainda seja preciso fazer muitas afinações, em relação ao próximo Plano de Desenvolvimento Rural (PRODER), vai manter-se, mais ou menos, o mesmo regime de ajudas que havia». Todavia, há alterações: «o Regime de Pagamento Único desaparecerá mas haverá um sistema mais ou menos equivalente e as pessoas não vão ficar prejudicadas com esta mudança, muitas delas ainda serão beneficiadas». Na mesma linha, afirmou: «até 31 de dezembro os agricultores têm que se deslocar às suas associações de forma a procederem ao preenchimento de uma declaração para que depois, no próximo ano, possam fazer a candidatura como habitualmente no período indicado para o efeito».

Finda a sessão de esclarecimento, a direção da Cooperativa Agrícola do Barroso aproveitou para transmitir o ponto de situação relativo ao reconhecimento da Organização de Produtores Pecuários (OPP) de Montalegre. O presidente da cooperativa anunciou que o processo já está na Direção Geral de Veterinária (DGV). Rui Duarte explicou «no passado dia 22 de novembro estivemos com o Diretor Geral de Veterinária onde lhe manifestamos pessoalmente a nossa intenção. Ele comunicou-nos que desde que a lei fosse cumprida que não há nenhum impedimento». O jovem líder da Cooperativa Agrícola do Barroso aproveitou para apelar aos agricultores que manifestem essa intenção «junto das suas associações ou a partir do próximo dia 15 de dezembro nas instalações da Cooperativa Agrícola do Barroso onde podem preencher as fichas de pré-adesão».

Redacção/CM Montalegre

 

loading...
Share.

Deixe Comentário