Na passada terça-feira, dia 25, a Missão Continente entregou na Biblioteca do Centro de Saúde de Chaves 2 um donativo de 13 600 € à ACES Trás-os-Montes e Barroso com o fim de financiar o projeto “Alimentação do Bebé”. Este foi um dos projetos vencedores do Concurso Anual da Missão Continente.

Foi o segundo ano consecutivo que a Missão Continente entregou um donativo direcionado para as crianças no Centro de Saúde de Chaves 2.
“Alimentação do Bebé” é o nome do projeto direcionado aos pais de crianças até ao primeiro ano de vida que pretende criar uma aplicação na qual será possível os pais consultarem os alimentos a introduzir em cada fase da vida do seu bebé, bem como um esquema de refeições diário.

A ideia deste projeto partiu da Dra. Carla Veiga, médica interna de medicina geral no Centro de Saúde de Chaves 1. Esta ideia surgiu do facto de muitas mães não saberem exatamente o que dar ao seu filho em cada mês do seu primeiro ano de vida, e, uma vez que só conseguem contactar com o seu médico através das consultas, era necessário haver uma espécie de guia que explicasse exatamente aquilo que as mães e os pais destas crianças precisam saber. “A cada fase diferente há algo diferente a adicionar. É muito difícil para quem não tirou um curso de medicina, e até para quem tirou, acompanhar tudo o que acontece de mês para mês no primeiro ano de vida de uma criança”, explicou.

A Dra. Carla mostrou um folheto que foi criado com a ajuda de Marisa Ferreira, designer local. Neste folheto estão descritas todas as fases do bebé, desde que nasce até completar um ano de vida. No entanto, as impressões de um folheto tão elaborado têm custos elevados e foi daí que nasceu a ideia da aplicação. Esta aplicação, que estará disponível nos próximos meses, tanto para Android, como para IOS, será de acesso gratuito e a informação que irá conter será validada por médicos.

Na entrega do donativo estiveram também presentes Laurentina Santa Teixeira, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de Trás-os-Montes – Alto Tâmega e Barroso, João Rocha, diretor de loja do Continente de Chaves, Francisca Delgado, representante da Missão Continente, bem como muitas mães com os seus bebés com menos de um ano de vida, o público-alvo deste projeto.

Missão Continente é um concurso cujo objetivo é a adoção de um estilo de vida mais saudável. Desta forma, e numa perspetiva de uma maior aproximação à comunidade, a Missão Continente incentiva e financia projetos da liderança dos Centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde que efetuam a candidatura anualmente.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário