Diário Atual

Sob o tema “O Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, tem início na próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro, e decorre até sábado, o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, organizado pela Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação (APER), desta vez no Casino de Chaves. 

“A pessoa em desenvolvimento vive um processo de interação com o ambiente onde está integrada, e que envolve as relações pessoais, sociais e culturais. Aos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação impõe-se o desafio de proporcionar bem-estar ao cidadão, proporcionando-lhe a melhor qualidade de vida possível ao longo do ciclo de vida”, esclarece Isabel Ribeiro, enfermeira de reabilitação e presidente da APER.

As Termas de Chaves e os Museu da cidade, entre eles o futuro Museu das Termas Romanas, terão especial destaque neste encontro, que tratará temas como o desenvolvimento tecnológico, o termalismo, a ergonomia e o empreendedorismo.

No primeiro dia do congresso realizou-se uma visita ao renovado balneário termal, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. De tarde, e sob o mote “Termas vs Água Fonte de Vida e Saúde”, foram abordados os “benefícios da água termal” pelo diretor clínico das Termas de Chaves, António Vicente Almeida, a “nutrição e o tratamento termal”, a cargo do nutricionista das Termas, Filipe Ferreira, e a fisioterapeuta Cláudia Fernandes falou sobre “hidroterapia”.

No último dia do encontro, dia 5 (sábado), durante a tarde, os participantes terão oportunidade de participar na visita-guiada à rede de museus municipais, com especial destaque ao futuro Museu das Termas Romanas.

Ainda no decorrer do congresso será entregue o Prémio Sales Luís 2015, prémio que pretende distinguir os meios de comunicação social que “dão voz” e colocam em agenda os temas relacionados com a enfermagem de reabilitação. Este ano, o premiado será o Jornal Médico, da Just News.

O Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação desenvolve-se em parceria com a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros e conta com o apoio da Direção Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

loading...
Share.

Deixe Comentário