Diário Atual

O Centro Anglo-Americano (CAA), em Chaves, festejou no passado dia 29 de outubro, quinta-feira, o Halloween, ou Dia das Bruxas, à maneira americana.

HALLOWEEN-CAA-2015O instituto vestiu-se a rigor para celebrar a mítica festa de Halloween, assim como os vários alunos e professores. Uma das professoras, Elisabete Moura, fez o bolo em forma de casa construído com bolachas e outras guloseimas, assim como grande parte dos motivos que decoravam todo o local. Por entre bruxinhas, diabos, caveiras, zombies e outros disfarces típicos desta época festiva, os alunos do CCA foram chegando à escola por volta das 17h e muitos deles levaram comida e bebida para celebrarem e passarem o serão da melhor maneira. Todos os anos esta festa é celebrada no instituto. A tradição do trick or treat (em português, doçura ou travessura) também é levada à letra: “Gostaríamos de um dia poder fazer isso de porta em porta aqui na cidade, mas como esta celebração coincide com a Feira dos Santos, por uma questão de segurança fazemos a nossa doçura ou travessura aqui mesmo na porta do CCA. Além disso, as pessoas aqui em Chaves não têm o hábito de celebrar o Halloween e não teriam as guloseimas para dar às crianças”, explica Túlia Vogensen, diretora do Centro Anglo-Americano, realçando ainda que “para além da língua inglesa, nos nossos centros nós ensinamos a cultura desses países”.

O CAA existe em Chaves desde 1993 e foi fundado pela família Vogensen. Este centro é uma escola especializada no ensino na língua inglesa no norte de Portugal. A família Vogensen decidiu vir para Chaves porque na altura fizeram um estudo de mercado em Portugal para saber onde não havia uma escola privada deste género. Descobriram chaves e Évora, mas Évora era muito longe do Porto, local onde residiam, e por isso decidiram ficar em Chaves por estar perto mais perto da fronteira também. Inicialmente foram o filho e o marido que vieram para Chaves, e Túlia continuou no Porto. No primeiro ano abriram com 50 alunos. No segundo ano, Túlia veio para Chaves, e o seu filho foi para Vila Real, onde abriu o segundo instituto.

Ao todo são cerca de mil alunos. Têm alunos desde os 4 até aos 50 e 60 anos. “Nós costumamos dizer que ‘Entrou naquela porta, entrou em Inglaterra, entrou nos Estados Unidos. You have to speak english (Tens de falar inglês), que é a única forma de fazê-los falar. Porque senão falarem aqui, não falam em mais lugar nenhum. Principalmente os adultos. Eles vêm cá duas vezes por semana. Se não for aqui, não têm contato com a língua em mais nenhum lugar”.

Todos os professores do CCA têm experiência qualificação para ensinar Inglês como língua estrangeira. Atualmente, o instituto conta com professores de vários países, como o Reino Unido, os Estados Unidos, a Irlanda, Canadá e África do Sul. Para além da mais ampla gama de cursos virados para a língua inglesa, nos quais existe a preparação de alunos para os exames para a universidade de Cambridge, também dispõem de cursos de Espanhol, Alemão e Francês. “Um aluno iniciante, alguém que chegue aqui e que queira fazer um curso completo, esse curso dura, no mínimo, oito anos. Quando existe alguém que não consiga aprender tão rapidamente quanto os outros, nós damos um especial acompanhamento com aulas privadas”, conclui Túlia. A divisão dos alunos em turmas é feita, por isso, por níveis. Quando estes chegam ao instituto, fazem testes nos quais é determinado o nível em que estão.

O instituto já esteve em vários locais da cidade, mas neste momento, e Túlia espera que por muito tempo, está localizado na Praceta do Pessegueiro: “Muitas pessoas pensam que é uma escola nova, mas não. Estivemos noutros pontos da cidade, sempre à procura das melhores instalações, e encontrámo-las aqui. Estamos mesmo muito satisfeitos com o local. Só mudamos se crescermos mesmo muito”.

O CAA celebra o Halloween há 22 anos, desde que abriu, e, de ano para ano, este evento tem vindo a crescer: “Em Vila Real são tantas crianças que nós temos de fazer a festa numa discoteca. É muito popular, mais até do que o Carnaval”, destaca a diretora do CAA.

A festa de Halloween terminou por volta das 19h e todos os que participaram saíram muito animados e já ansiosos pelo Halloween do próximo ano.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário