A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou na sexta-feira passada, dia 24, durante a tarde, cerca de 20 menores, com idades entre os 15 e os 17 anos, por consumo de bebidas alcoólicas em dois estabelecimentos da zona das Caldas, em Chaves.

A identificação do grupo de jovens aconteceu no âmbito de uma operação de fiscalização da PSP, durante o período de Carnaval, com vista à deteção de venda de bebidas alcoólicas a menores em estabelecimentos de restauração e bares da cidade flaviense.

“Os jovens foram vistos pelos policiais a consumirem bebidas alcoólicas dentro dos estabelecimentos e posteriormente foram também sujeitos ao teste de alcoolemia para confirmar se tinham ingerido álcool”, disse o subcomissário da PSP, Justino Portugal.

Os cerca de 20 jovens foram levados para as instalações da PSP, tendo-se depois estabelecido contacto com os pais para que acompanhassem a situação e encaminhassem os filhos para casa.

Na sequência destas ações foram instaurados dois processos de contraordenação por disponibilização de bebidas alcoólicas a menores e remetidos às entidades competentes, neste caso a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), para aplicação das medidas tidas por adequadas.

Para além deste grupo de jovens, explicou a mesma fonte, os policiais encontraram vários menores “no interior dos mesmos estabelecimentos que não estavam a consumir bebidas alcoólicas mas que estavam em horário escolar”, sendo, por isso, a sua permanência dentro dos estabelecimentos proibida.

Quando “há dúvidas na idade dos jovens, os exploradores dos bares devem pedir a identificação destes e se se confirmar que têm menos de 18 anos devem mandá-los embora”, referiu o subcomissário da PSP.

Desde o dia 1 de julho de 2015, com a entrada em vigor da nova legislação sobre o álcool, é proibida a disponibilização, venda e consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica a todos os menores de 18 anos, o que inclui tanto as bebidas espirituosas como o vinho e a cerveja.

Para além da fiscalização aos estabelecimentos de restauração e bares, a operação de Carnaval, efetuada entre os dias 23 de fevereiro e 1 de março, pela PSP de Chaves incidiu nas escolas do concelho, através da realização de palestras de sensibilização sobre os perigos das chamadas “bombinhas” de Carnaval, e nas estradas flavienses.

Cátia Portela

loading...
Share.

1 comentário

Deixe Comentário