Diário Atual

Recentemente, a câmara municipal adquiriu um monograma da cidade bordado pelos reclusos do Estabelecimento Prisional de Chaves. O trabalho em arraiolos está exposto no Salão Nobre da Associação de Freguesias do Concelho de Chaves, no edifício Maria Rita, onde funciona também a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Subjacente a esta aquisição está, por um lado, a valorização do trabalho e dedicação dos reclusos e, por outro, permitir-lhes angariar algum dinheiro para as suas despesas pessoais, sendo certo que muitos deles não dispõem de apoios do exterior.

Este trabalho surge no âmbito das atividades de artesanato que têm vindo a ser realizadas por um grupo de reclusos, no estabelecimento prisional de Chaves, incentivados e motivados por colaboradores externos ao estabelecimento, nomeadamente palestrantes, professores e voluntários, face à qualidade de trabalhos que iam sendo realizados e expostos.

O Brasão da Cidade de Chaves foi realizado entre junho e setembro deste ano. O trabalho foi iniciado por cinco reclusos e terminado por três, após a libertação de um e a transferência de outro.
Refira-se que o Estabelecimento Prisional de Chaves tem vindo a apostar na dinamização destas atividades, tendo por finalidade reconhecer a importância das dimensões formativa, cultural e social no período de reclusão, promovendo assim a participação do recluso no seu processo de reinserção, de forma a torna-lo protagonista do seu próprio desenvolvimento. Segundo o estabelecimento prisional, estas atividades trazem benefícios positivos aos intervenientes, permitindo assim uma forma de combater a passividade, o isolamento, tornando o recluso mais ativo e participativo, proporcionando-lhe bem-estar num contexto onde se estimula a sensibilidade, a compreensão, o respeito mútuo, a capacidade de trabalhar em grupo e de lidar com as diferenças.

Redação/CM Chaves

loading...
Share.

Deixe Comentário