Diário Atual

Alunos, professores e funcionários do Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães comemoraram na sexta-feira passada, dia 11, o Dia do Agrupamento com várias atividades artísticas e desportivas e com uma palestra de um ex-aluno, o coronel Armando dos Santos Ramos, que reviveu os seus tempos de estudante naquele espaço.

Foi nos fervorosos tempos da década de 70 que o coronel Armando dos Santos Ramos entrou para o Liceu, nome pelo qual era conhecido na altura. Aí fez o ensino secundário e mais tarde mudou-se para Lisboa a fim de dar continuidade aos seus estudos no ensino superior.
Deste lugar “tenho referências” que “ainda hoje olho para elas e penso naquilo que me diziam e que servem de coordenadas para mim”, lembrou o ex-comandante do Regimento de Infantaria N19.
Em dia de comemoração, Armando dos Santos Ramos foi convidado para partilhar os seus tempos de estudante naquele que é um dos estabelecimentos de ensino mais antigos do concelho e que completa no próximo mês de setembro 115 anos.
Para o ex-aluno, o Liceu foi e ainda continua a ser uma casa com um ensino de referência e que lhe ensinou, sobretudo, as bases para uma boa liderança.
Para além da partilha de memórias, o Dia do Agrupamento incluiu outras atividades que contaram com a participação de toda a comunidade escolar. Exposição de trabalhos, realizados no âmbito das disciplinas de desporto, das ciências sociais e humanas, de história, de geografia e de educação tecnológica, organização de jogos matemáticos, de oficinas de desenho e pintura, promoção de iniciativas científicas, musicais e desportivas e a constituição de uma feira de minerais fizeram parte da programação deste dia.
O Dia do Agrupamento acontece desde 2015 e tem como objetivo reunir as duas comunidades escolares que integram o agrupamento, as escolas de Vidago e a Escola Fernão Magalhães, e proporcionar um dia de convívio entre todos.
“As próprias famílias também são chamadas a participar neste dia, aliás, elas têm também um papel preponderante na realização dos trabalhos porque dão ideias e ajudam os alunos em casa a preparar este dia”, afirmou o diretor do agrupamento, Fernando Castro.
O Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães tem perto de 1100 alunos e um dos objetivos do diretor do estabelecimento de ensino é manter ou se possível aumentar o número de estudantes na escola.
“Vivemos numa zona em que a taxa de natalidade tem diminuído bastante e sem jovens não podemos trabalhar. Esperemos que haja aqui uma inversão. É também importante que os governantes comecem a pensar no interior porque se um dia o interior arder todo, o litoral também não vai conseguir viver sozinho”.
Neste contexto, para Fernando Castro é necessário que sejam criadas políticas que beneficiem o interior e que fixem a população, nomeadamente os mais jovens que saem das faculdades e que por norma não regressam às suas terras.
“Essa massa cinzenta fazia-nos muita falta, mas para eles voltarem é necessário também que sejam criadas condições, designadamente ao nível da empregabilidade e do valor do ordenado, para que possam criar aqui a sua família e dar continuidade à nossa região”, sublinhou o responsável.

Amianto da Escola de Vidago continua à espera de ser removido

Outra das preocupações do diretor do Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães, e que tem originado vários contactos junto do Ministério da Educação e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, é a presença de amianto na Escola EB 2,3 de Vidago. O alerta para esta situação remonta a 2014 e Fernando Castro garante que até à data não teve qualquer resposta do Ministério da Educação no sentido de resolver o problema. O dirigente assegura que a segurança dos alunos e de todos os funcionários está em causa e que por isso vai continuar a chamar a atenção dos superiores.
Questionado sobre a decisão do Governo em diminuir o número de alunos por turma já a partir de setembro, Fernando Castro elogia a medida uma vez que permite abranger um ensino mais experimental e não tanto expositivo.
Trabalho, rigor e exigência são as palavras-chave da escola que ano após ano tem conseguido ocupar lugares de destaque no ranking das escolas, ficando na maioria das vezes nas 100 primeiras posições a nível nacional.
“No último ranking fomos a melhor escola a nível distrital, no que diz respeito ao ensino secundário, e ficámos também em segundo lugar em Trás-os-Montes. No ensino básico ficamos em primeiro na região transmontana”, destacou o dirigente.
A situação financeira do aluno e a disposição dos pais no apoio dos estudos são, segundo o diretor, fatores importantes para o sucesso das crianças na escola, aliado ao trabalho dedicado dos professores.
Todos os anos os alunos são incentivados a participar em concursos nacionais que têm por base os conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas de ensino ao longo do ano. A experiência nas olimpíadas tem levado os mais jovens a percorrer o país e a trazer consigo várias medalhas que enchem de orgulho não só os alunos e os pais mas também os professores e diretores.
De referir que no dia 15 deste mês um grupo de alunos do ensino secundário da Escola Fernão Magalhães foi selecionado, a nível regional, a estarem presentes na sessão solene da Assembleia da República, no âmbito do Parlamento dos Jovens.
O Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães inclui educação pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, ensino secundário e cursos dirigidos a adultos.

Cátia Portela

loading...
Share.

Deixe Comentário