Decorreu na sexta-feira, dia 20 de julho, a inauguração do Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira, um espaço que se pretende dinamizador da cultura em Valpaços, permitindo a realização de atividades diversas com todo o conforto e tecnologia avançada, como “Cinema” a ser uma das novidades.

A Fanfarra dos Escuteiros de Valpaços abriu caminho às comemorações de uma festa especial para o concelho com a inauguração do Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira. Trata-se de um equipamento cultural de excelência, com a requalificação e ampliação do antigo Centro Cultural Luís Teixeira”, que englobou o valor de cerca de 1 milhão e 200 mil euros, comparticipado em 85% pelo Programa FEDER – NORTE 2020, custeando a autarquia valpacense cerca de 180 mil euros.

Valpaços tem, assim, um espaço maior dedicado à cultura, com um auditório em anfiteatro, sala multiusos que permite exposições e outras atividades, camarins, assim como todas as instalações e equipamentos técnicos necessários à produção de espetáculos. O Cinema é uma novidade que este Auditório vai permitir realizar.

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, foi o anfitrião da cerimónia, contando com a presença de todo o executivo municipal. No descerramento da placa comemorativa contou também com a bênção do Padre Leonel, e companhia do Presidente da Assembleia Municipal, António Sernache de Sousa, bem como de José Alberto Teixeira, filho de Luís Teixeira, valpacense que há cerca de 30 anos doou o terreno e o Centro Cultural ao Município, que foi agora totalmente remodelado e devolvido à comunidade.

Amílcar Almeida, um autarca visivelmente satisfeito com o clima festivo e, sobretudo, com o facto de a sua cidade e concelho disponibilizar agora à população um novo equipamento de grande qualidade, lembrou o benemérito Luís Teixeira (em memória), a sua generosidade e a sua importância para os valpacenses.

“Este edifício foi recuperado com o intuito de ser devolvido aos valpacenses, tendo como objetivo ser um espaço para todos”, referiu Amílcar Almeida, que aproveitou o momento para enaltecer o trabalho dos técnicos da autarquia e a sua capacidade de resposta às ambições do executivo, no que toca às solicitações da população. O edil lembrou outras obras que foram desenvolvidas durante os quase cinco anos em que está à frente dos destinos do Município, bem como outros projetos que estão a ser desenvolvidos. “Valpaços tem de continuar a ser um local com qualidade de vida e um local que vale a pena visitar. O futuro depende de nós, da nossa determinação, da nossa coragem”, concluiu.

José Alberto Teixeira agradeceu a homenagem feita ao pai, Luís Teixeira, lembrou o seu percurso e o seu amor à terra de onde era natural.

Atividades culturais diversificadas

Após a cerimónia de inauguração do Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira, decorreu a abertura da exposição de escultura “Natural Relação” de André Cid, autodidacta que expõe até 10 de setembro um conjunto de trabalhos em que “a transformação da matéria surge como uma natural relação com o que o rodeia”, a partir de madeira proveniente de arvores que terminaram o seu ciclo vegetativo.

À noite teve lugar o espectáculo “Cata-vento de Memórias” de Francisco Doutel com o Grupo Cronologia dos Sons e músicos convidados.

No sábado, 21 de julho, subiu ao palco a peça “A Grande Ressaca”, uma comédia teatral protagonizada por Carlos Cunha, Erika Mota, entre outros, que no meio de muito humor e situações altamente inusitadas, também se tocaram em temas fortes, como o amor, a solidão, os afetos e a idade.
O Cinema estreou-se no domingo, com duas sessões. Uma durante a tarde para os mais novos, com “The

Incredibles: Os Super-heróis”, e outra, à noite, para o público adulto com “Ocean’s 8”.
Em todo os eventos preparados para o fim-de-semana de abertura do Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira contou-se com “casa cheia”, num auditório com cerca de 260 lugares.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário