Diário Atual

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar (AHBVVPA) comemorou, no passado dia 16, cem anos de existência e viu serem inauguradas as instalações do novo Quartel. Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, presidiu à cerimónia.

Nem o frio que se fez sentir na manhã do passado sábado afastou as dezenas de pessoas que fizeram questão de marcar presença no centésimo aniversário dos bombeiros aguiarenses e na inauguração das novas instalações. Após o desfile dos soldados da paz, muito aplaudido pelos presentes, e da Banda Musical do Pontido, decorreu uma visita ao novo Quartel.
Há muito que os Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar pediam novas instalações. Inicialmente, o novo Quartel envolveu verbas na ordem dos 1,5 milhões de euros, valor destinado à construção do edifício e a arranjos exteriores, tendo havido uma comparticipação comunitária de 85% através do Programa Operacional de Valorização do Território. José Eduardo Quinteiro, presidente da direção da AHBVVPA, referiu, durante o seu discurso no salão nobre, que o local onde o Quartel foi construído não foi o local idealizado, justificando que o atual espaço não tem as condições necessárias, nomeadamente no que diz respeito ao albergue das viaturas. Deste modo, José Eduardo Quinteiro reconheceu o bom trabalho do atual presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, dando conta que o Município assegurou, recentemente, uma comparticipação comunitária através do Plano de Ação de Regeneração Urbana para investir cerca de quatrocentos mil euros na requalificação e no acesso da zona envolvente do novo Quartel.
Ainda durante a sua intervenção, o presidente da direção recordou os sete “bravos e destemidos” aguiarenses que em 1917 decidiram criar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar.
Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Voluntários Portugueses, sublinhou o papel que as corporações de bombeiros têm na economia de uma região, no que respeita essencialmente à fixação de pessoas, nomeadamente nas regiões do interior, como é o caso do concelho de Vila Pouca de Aguiar: “Os bombeiros são uma garantia de fixação das próprias pessoas. Se não tivessem uma estrutura que garantisse a segurança das suas vidas e dos seus haveres, as pessoas nem vinham para cá. E outras iam-se embora. Os bombeiros são também uma alavanca no desenvolvimento económico de qualquer município. Por isso, fazem parte da estrutura e da construção de uma sociedade, e devemos estar atentos a tudo isso”.
Alberto Machado, presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, na sua intervenção, fez o anúncio da criação de equipas de sapadores nas freguesias do concelho aguiarense, de uma brigada florestal no Alto Tâmega, envolvendo assim os seis concelhos da região, e ainda de um Cartão Municipal do Bombeiro com vários benefícios locais.
Eduardo Cabrita salientou o importante papel das autarquias na limpeza das matas dizendo que estas contarão com o apoio dos bombeiros, uma vez que até ao mês de maio haverá cerca de 40 operacionais a efetuar as limpezas necessárias “em torno de estradas, de habitações, de vias férreas, de aglomerados populacionais. No Orçamento de Estado foram incluídos meios adicionais: 50 milhões de euros para as autarquias locais, 28 milhões de euros para as empresas concessionárias de estradas ou vias férreas, 15 milhões de euros adicionais para as associações florestais, investimento no reforço de recursos humanos, investimento em meios aéreos, em mais 40 equipas de intervenção permanente”.
O ministro da Administração Interna fez ainda questão de destacar que na nova diretiva, que irá ser apresentada até ao final deste mês, não constam as várias fases de combate aos incêndios: “É necessário prevenir durante todo o ano”.
Durante a cerimónia houve ainda tempo para distinguir Alberto Machado com o diploma de Associado Honorário dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. O Ministro da Administração Interna entregou ainda a medalha de Mérito de Proteção e Socorro Grau Ouro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário