Diário Atual

O Vidago FC fez a sua apresentação aos sócios num jogo contra o AC Macedo de Cavaleiros, equipa que pela primeira vez na sua história irá participar no campeonato nacional da II Divisão. Um jogo de futebol que serviu para a equipa da Vila Termal apresentar a sua equipa aos associados.

A duas semanas do iniício do campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real, o plantel está praticamente fechado, e nos jogos de preparação até agora realizados, tem apresentado boa qualidade técnica e táctica, demonstrando grande equilíbrio em toda a largura, o que deixa antever um bom campeonato.

A equipa de Júlio Batista e Carlos Lavrador, que iniciam a 7ª temporada ao comando dos vidaguenses, tem sido esclarecedora, no futebol praticado. Os vidaguenses defrontaram e venceram o Valpaços por 1-0, os Juniores do Desportivo de Chaves por 5-0, o Desportivo de Chaves por três 3-2 e agora, na apresentação oficial, o Macedo de Cavaleiros por 3-1.

Foi  um grande jogo de futebol, com as  duas equipas viradas para o ataque, sem cautelas defensivas. Marcaram-se quatro golos, o que é sempre de realçar num jogo de futebol. O Vidago aproveitou  quase todas as oportunidades, ao contrário do Macedo de Cavaleiros que falhou algumas.

A equipa vidaguense entrou bem no jogo e logo aos 6 minutos inaugurou o marcador. O lateral esquerdo Daniel, com um bom cruzamento coloca, a bola na cabeça de Guillaume, que sem dificuldades coloca o esférico no fundo das redes à guarda de Tiago Gil fazendo um  belo golo.

Os primeiros 20 minutos foram de total domínio do Vidago, que desperdiçou pelo menos mais duas boas oportunidades para aumentar o marcador,  mas à  passagem dos 20 minutos o Macedo de Cavaleiros começou a equilibrar a partida e a criar perigo junto à baliza da equipa da casa, este ano entregue a Luís Vieira, com contra ataques rapidíssimos e perigosos.

Ao minuto 36, o Vidago beneficia de um pontapé de canto. Carlitos executa e o Capitão Pedro Adão, bem colocado, atira a contar e coloca a sua equipa a vencer por duas bolas a zero. Os albi-negros que praticavam um futebol alegre e de bom nível, ao minuto 40, acabariam mesmo por ampliar o marcador num lance em profundidade iniciado em Luís Vieira, com a bola a chegar à área contrária e, depois de uma falta de entendimento do sector defensivo do Macedo Carlitos, oportuno, aproveita para fazer o três a zero .

Na segunda metade ambos os técnicos tiveram um claro objectivo de rodarem o plantel, fazendo entrar os restantes jogadores disponíveis e no segundo período foi o Macedo que mandou na partida. No entanto, os vidaguenses, que mantiveram quase sempre uma grande disciplina táctica, só permitiram que os homens de Rui Vilarinho apenas reduzissem a desvantagem no marcador à passagem do minuto 65, quando Rambé com um remate de belo efeito não deu hipóteses a Geadas.

Este Vidago tem vindo a revelar-se uma equipa equilibrada, que sabe pensar e definir o jogo. Júlio Batista tem colocado em campo todas as opções disponíveis, onde qualquer um pode ser titular. A potencialidade foi evidenciada nas três semanas que já levam de trabalho, o que deixa antever que a equipa não fugirá ao figurino habitual do técnico albi-negro.

Ao fim dos três jogos  de preparação, dá para perceber que Júlio Batista tem o onze mais ou menos definido para atacar a nova época que se avizinha e não andará muito longe do onze que iniciou  esta partida.

Na baliza, Luís Vieira e Geadas têm alternado nos jogos de preparação e ambos dão garantias ao treinador. Esta equipa  em relação à época passada parece melhor e chega com mais facilidade à baliza adversária. O sector defensivo, muito coeso, tem-se mostrado muito seguro não permitindo grandes veleidades aos seus adversários. O meio campo continua criativo e com vital importância para o futebol ofensivo praticado pela equipa. Lá na frente os novos reforços têm cumprido e dão garantias de grande eficácia jogando de uma forma muito rápida, apanhando várias vezes os defesas contrários em contra pé e adiantados, podendo estas ser  excelentes armas.

Época  cheia de expectativas

Júlio Batista, que inicia a sua sétima temporada consecutiva no clube Albi-Negro, vai ter à sua disposição um plantel composto por 18 elementos, sendo que seis chegam pela primeira vez ao Vidago. O treinador prometeu uma equipa de trabalho para o assalto à temporada que se inicia a 12 de Setembro. O técnico reconhece que a época que se avizinha está cheia de expectativas. “Temos grandes responsabilidades devido ao historial deste clube”, afirmou Júlio Batista. “Queremos fazer um campeonato, no mínimo, igual ou superior ao da época passada”, ambiciona o técnico.

Apesar da maior parte do plantel jogar pela primeira vez neste clube, há muitos elementos que transitaram da época anterior. Dirigindo-se aos novos reforços, o técnico vidaguense referiu: “ Vidago FC é um clube muito especial. Nele só jogam os melhores e estes não estão aqui por acaso”. Relativamente à época transacta o técnico reconhece que a equipa sofreu algumas baixas mas, “os novos reforços já demonstraram que têm qualidade e prometem cumprir”, disse Júlio Batista. Não escondendo o orgulho no empenho dos seus jogadores e reconhecendo que a equipa já apresenta a qualidade e agressividade que pretende espera que esta venha a ser a imagem de marca deste Vidago 2010/2011.

Fazer melhor que na época passada

Para Rui Branco, presidente do clube “albi-negro”, o objectivo do Vidago passa naturalmente por realizar uma boa temporada, ou seja, melhor do que na época transacta. Mas o responsável usa cautela quando se refere ao futuro e recusa-se a fazer prognósticos, até porque, justifica, existem muitas equipas que pelo investimento realizado se perfilam como candidatas à subida de divisão.

Para a próxima temporada futebolística o presidente promete apenas muito trabalho. Rui Branco reconhece que existem equipas que se reforçaram muito, mas está confiante numa boa época e salienta a qualidade do plantel e da equipa técnica. “São pessoas que nos dão garantias e que sabem o que fazem”, sublinhou. O plantel é constituído em grande número por atletas que chegam pela primeira vez ao clube, alguns ainda juniores mas em que a direcção diz “ter total confiança”. Rui Branco pediu aos jogadores para darem o melhor pelo clube e pela camisola que vão envergar sendo que a direcção.

Augusto Oliveira

loading...
Share.

Comentarios fechados.