Diário Atual

Ver mais em ChavesTV1.

A feira de S. Braz, em S. João de Corveira, é um evento histórico-cultural que pretende promover as tradições e em 2017 voltou a exaltar o fumeiro, que tanto orgulha a população local.

Organizar a Feira de S. Braz, tarefa que cabe à Junta de Freguesia de S. João de Corveira, à Câmara Municipal de Valpaços e EHATB, Empreendimentos Hidroelectricos do Alto Tâmega e Barroso, é promover uma tradição centenária das gentes do concelho, os seus usos, costumes, artes e ofícios num momento de partilha com a história e com as raízes locais.

Próximo à igreja matriz, como outrora, reinou no passado fim-de-semana, 4 e 5 de fevereiro, a boa disposição e a alegria, onde não faltou a típica taberna para saborear a gastronomia e as iguarias do concelho. “Trata-se de uma oportunidade de mostrar o povo que somos: um povo que trabalha, um povo que se orgulha do seu passado, que honra a sua identidade, sendo a vertente gastronómica um legado que queremos perpetuar”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, que presidiu a cerimónia de abertura oficial, acompanhado do restante executivo municipal, bem como membros da junta de freguesia local.

Feira do Azeite é novidade em 2017

Além do fumeiro, o vinho, o azeite, o pão, os frutos secos, entre outros, foram produtos “de qualidade” que estiveram nesta mostra de produtos locais”. Sendo importantes para a promoção dos produtos locais, Amílcar Almeida anunciou a realização de um novo certame, a Feira do Azeite, “OliValpaços”, agendada para o início de maio e que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Amílcar Almeida lamentou, no entanto, o facto de o “colega de Chaves ter marcado para a mesma data da realização da Feira de São Braz a Feira do Fumeiro de Chaves. Não faz sentido, com tantos fins de semana que tem o ano, tenha sido escolhida a mesma data”. No entender do autarca, “esta situação não deixa as pessoas satisfeitas, além de não incrementar a promoção da nossa região”, concluiu.

A Chega de Bois e os grupos musicais são outros dos atrativos desta feira, que mantiveram a animação durante todo o primeiro fim de semana do mês de fevereiro, numa iniciativa que se realiza ano após ano.
A Feira de S. Braz, em S. João de Corveira, é uma feira secular e um verdadeiro ponto de encontro para as gentes do concelho de Valpaços, que cativa, todos os anos, milhares de visitantes. Segundo o presidente da junta de freguesia, Hernâni Sousa, é de destacar “a presença de muitos imigrantes que fazem questão de estar presentes neste fim de semana”, o que traduz o ambiente de festa e de convívio desta feira, “tão importante para a freguesia”, concluiu.

Paulo Chaves

Share.

Deixe Comentário