Diário Atual

Promover o gosto pela leitura e pela escrita e estimular a imaginação e a criatividade foram os objetivos primordiais do escritor e ilustrador Pedro Seromenho que, durante uma semana, percorreu os Agrupamentos de Escolas de Chaves.

Numa iniciativa do grupo de trabalho das bibliotecas escolares do concelho e sob o lema “Encontro com o autor/ilustrador Pedro Seromenho”, decorreu entre os dias 23 e 27 de janeiro, nos Agrupamentos de Escolas de Chaves, um conjunto de atividades, dirigidas aos alunos de todos os níveis de ensino.

Além de ser uma oportunidade para conhecer melhor o percurso do escritor, Pedro Seromenho dinamizou sessões interessantes e ativas, em que alternou o contar das histórias das suas obras com a ilustração, entusiasmando alunos e comunidade em geral a participarem com gestos, movimentos e canções.
No final de cada encontro, realizava-se uma sessão de autógrafos onde o escritor personalizava cada um dos livros que autografava com uma ilustração.

Além dos vários encontros nos Agrupamentos de Escolas de Chaves, no dia 26 de janeiro, pelas 21 horas, decorreu uma noite literária, intitulada “À conversa com Pedro Seromenho”, na Biblioteca Municipal de Chaves, que foi destinada ao público em geral.

Segundo Pedro Seromenho, esta “foi uma semana intensa, mas recompensadora, pois saio de Chaves com o coração cheio”. Com um público alvo desde a pré-primária até ao secundário, “as abordagens foram diferentes” mas em comum salienta-se “apresentar a leitura de uma maneira agradável”, já que ler “deve de ser por prazer e não por obrigação”. Além da promoção do livro e da leitura, há em cada história “uma intenção pedagógica” que, sem deixar de ser importante, “pode ser dita de uma forma mais divertida”, concluiu.

Paulo Chaves

Share.

Deixe Comentário