Diário Atual
Ana Dias

Ana Dias

Esta semana gostava de vos dar a conhecer uma grande jovem lutadora e guerreira e o seu grande projecto que posso considerar inovador.

Chama-se Marine Antunes, nasceu em França a 13 Fevereiro de 1990, tem 23 anos, vive actualmente em Ourém e é ex-carequinha, teve um cancro no sangue aos 13 anos. Apaixonada pelo humor que usou para superar o cancro, quer provar aos carequinhas actuais, nome carinhoso e não ofensivo segundo a própria, que atribui aos doentes que sofrem de cancro com os quais trabalha, que é possível encarar o mundo do cancro com humor e, que é mais fácil, ser-se doente se se for bem-disposto.

Ciente que o Cancro com Humor é um projecto arrojado, Marine procura, através da escrita humorística e da oralidade, desmistificar dois tabus – cancro e humor e torná-los um só.

Licenciada em Comunicação Social, as palestras têm-na permitido estar mais perto dos doentes oncológicos. Comunicativa, amante da escrita e do humor, assume-se fã dos carequinhas que quer ajudar a sorrir. Além disso, cumpridora das suas promessas, quer vingar-se do seu cancro: outrora prometeu dar resposta, rindo-se dele.

Em Janeiro de 2013 nasceu o blog “Cancro com humor” (http://cancrocomhumor.wordpress.com) onde a autora pretende olhar para a habitual perspectiva negativa e cheia de tabus que temos do cancro e pintar-lhe um smile. Através de dicas, exercícios, e desabafos dados a todos os Carequinhas.

Editou em 2013 o livro “Cancro com Humor”, um livro de crónicas, onde relata a sua experiência enquanto doente oncológica e explica as armas que usou para vencer a doença.

Não conhecia este projecto, confesso muito sinceramente. Já tinha ouvido falar da história da Marine Antunes, vi uma reportagem em Dezembro sobre o projecto na televisão, mas só agora, decidi prestar mais atenção a ele, depois de a Marine Antunes ter estado na semana passada juntamente com o apresentador de televisão José Carlos Malato, no programa da RTP “5 para a Meia-Noite”.

Depois de consultar o blog durante algum tempo, cheguei à conclusão que contrariamente ao que muitas pessoas pensam: que é um projecto a “gozar” com um problema de saúde que faz as pessoas sofrer e que as deixa débeis e frágeis. Este projecto permite ajudar muitos doentes a ultrapassar aquela fase menos boa da sua vida, levando as coisas com mais positivismo. E a prova está nos muitos testemunhos já publicados e comentários deixados no blog.

Até para a semana!

 

Share.

Deixe Comentário