Diário Atual
Mário Gonçalves

Mário Gonçalves

Pois, falando é que a gente se entende. Falando é que as pessoas se entendem e se fazem entender. O silêncio também é de ouro, por vezes, mas saber falar e saber exprimir-se é sempre melhor.
E hoje falamos de tudo um pouco, do que se passa no nosso burgo e nosso país.
Durante 3 dias a nossa cidade viveu uma agitação diferente. Na nossa ideia foi uma agitação boa, complicou algo a vida quotidiana em algumas artérias da cidade, mas foi para um bem comum a todos os flavienses. Bem ou mal esperamos mesmo que o museu das Termas Romanas em frente ao tribunal seja um motivo de orgulho depois da obra concluída.
Foi bom de ver as fotos das obras, ver o Largo dos pasmados cheio de mirones e “engenheiros” das obras paradas. O povo é assim mesmo, fala e fala, mas sente a sua/nossa cidade como nunca. Alguma coisa que seja diferente desperta a curiosidade e isso acaba por ser bom. As pessoas falam, comentam e as ideias discutem-se, lembrando-nos sempre que aquilo que alguns dizem, valem o que valem.
O que sinceramente não apreciamos são aqueles que falam contra. São os chamados “do contra”. Esteja-se a tentar desenvolver em alguma coisita a nossa pequena cidade e vêm logo as bocas reacionárias. Sinceramente acreditamos cada vez mais, que alguns só falam mal por falar. Sentem-se postos de parte, não sabemos porquê, mas quando o que é de mais é exagero, tudo começa a cheirar mal. Mas a vida é assim mesmo, uns falam e outros fazem. Como é possível misturar política quando se trata do desenvolvimento de Chaves? Será que falar mal os leva a dormir melhor? Provavelmente leva, mas se se preocupassem com outras queixas talvez Chaves estivesse melhor.
De que adianta comprar um barco a remos para ir a algum lado, se depois cada um rema para seu lado e o barco não sai do sítio? Mas há gente assim e sempre haverá, é o normal da vida nas cidades pequenas. Agora que não se esqueçam quando tudo estiver pronto, de vir dizer que afinal até ficou bonito e tem lógica. Mas isso já vai de feitios e teimosias e nem nós nem ninguém está aqui para dar lições de moral a ninguém. E os politiqueiros que não pensem que somos “amigos” de algum partido, não, não somos, simplesmente gostamos de Chaves e de ver o seu desenvolvimento.
Quanto ao país mais do mesmo. Estamos a decair, estamos a transformar-nos num país de terceiro mundo. A corrupção ataca toda a gente. Quanto mais se ganha e mais poder se tem, mais se quer. Só que por vezes as coisas correm mal. Caiu mais um ministro, parece-nos que teve os “tilins” no sítio, mas muitos outros “colegas” seus deveriam ter a sua hombridade e abandonar o barco. Não será assim srª Ministra da Justiça e srº Ministro da Educação?
Na nossa humilde opinião estes dois ministros são os que mais gastam em papel higiénico e dodot´s no Governo. A explicação é mais que óbvia. Mas quem está agarrado ao poder, morre como os peixes, morre pela boca. As suas ações são julgadas, mas infelizmente não são ouvidos nem tidos em conta os protestos de quem tem orgulho em ser português. Enfim, e falando bom português, temos uma boa “tropa” a comandar os destinos de Portugal.

[email protected]

Share.

Deixe Comentário