Diário Atual

Pelo segundo ano consecutivo a Festa da Literatura invadiu a cidade de Chaves para falar de livros mas também de arte, música, dança e teatro. A iniciativa, organizada pelo Clube dos Amigos do Livro de Chaves do Rotary Clube de Chaves, decorre até este sábado, dia 11.

A II Festa da Literatura de Chaves é um evento que pretende divulgar a “literatura na cidade e na região, apostando quase em exclusivo em autores flavienses e transmontanos”, num universo de mais de duas dezenas de escritores.
A edição deste ano da Festa da Literatura, que teve início na quarta-feira, dia 8, conta com onze mesas de trabalho, decorrendo três delas na sede dos Agrupamentos de Escolas de Chaves, uma no Estabelecimento Prisional, outra no Regimento de Infantaria e, por último, na Biblioteca de Verín, em cooperação com o Clube de Leitura local. As restantes cinco mesas realizam-se no salão nobre do Rotary Club de Chaves.
A esta festa a organização associa uma exposição de arte (escultura e cerâmica), música, dança e pequenos excertos teatrais. Na manhã de sábado haverá um Peddy Paper literário com os escritores a percorrerem os lugares mais emblemáticos da cidade.
Este evento conta com o apoio da Universidade Sénior e várias outras instituições da cultura local.

 

Programa:

Sexta-feira – 16h – 9ª Mesa – Salão Nobre do Rotary C. de Chaves
Tema: De pequenino se torce o pepino.
Intervenientes: Áurea Justo, João Madureira, Sílvia Alves. Moderadora: Marília Ruivo
Momento Musical: Atuação do Quarteto de Saxofone da Academia de Artes de Chaves
17h30 – 10ª Mesa -Salão Nobre do Rotary C. de Chaves
Tema: Do outro lado da literatura
Intervenientes: Pedro Emiliano Casteleiro, António Sá Gué, Alfredo Ferreiro, João Miranda; Moderadora: Manuela Rainho
21h – Noite dos Poetas – Salão Nobre do Rotary Club de Chaves
Com a presença de Angélica Carvalho, António Roque da Costa, Armando Ruivo, Gilberto Bandeira, Isabel Seixas, José Maldonado, Odete Ferreira, Jorge Medeiros, Sónia Feijó, Alfredo Ferreiro, Pedro Emiliano Casteleiro, Áurea Justo, António Sá Gué. Recital de Poesia: Pontas Soltas e outros
Sábado – 10h30 – Peddy Paper literário: Leitura de excertos de romances e de poemas dos autores presentes nos cafés e lugares da cidade. Textos alusivos ao local. Partida da USR com passagens e leitura nos seguintes lugares: Lapa/Forte de São Francisco, Jardim do Bacalhau, Capela de Santa Catarina, Castelo, praça de Camões, Liceu, Café Sport, Judiaria, Arrabalde, Ponte Romana terminando nas Caldas.
15h30 – Apresentação de livros: Alfredo Ferreiro – António Sá Gué – João Miranda – Pedro Emiliano Casteleiro
17h – 11ª Mesa – Salão Nobre do R.C. Chaves
Tema: Língua comum: espaço, memória e afetos
Intervenientes: Alfredo Ferreiro, Lídia Machado dos Santos, Manuel Araújo, Leon Machado, Pedro Emiliano Casteleiro; Moderadora: Emília Nogueira
Momento Musical: Actuação da CinquenTuna da U.S.R.
Comemoração do XVII aniversário da Tuna da Universidade Sénior de Rotary de Chaves

Share.

Deixe Comentário