Diário Atual

A Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) sorteou mais um conjunto de prémios que serão entregues a quem fez compras no comércio local de Chaves durante a campanha de primavera.

O presidente da ACISAT, Jorge Paulo Santos, e o vice-presidente, André Friande, realizaram na terça-feira, dia 16, mais um sorteio que dá acesso a várias experiências turísticas na região. Trata-se de mais uma iniciativa que teve como objetivo atrair visitantes ao comércio local e dinamizar, ao mesmo tempo, o centro histórico de Chaves.

“Compre no comércio local, sempre. Este é o lema que repetimos. E claro, que o que queremos é o sucesso dos nossos associados e não associados, uma vez que também houve a adesão de comerciantes que não estão inscritos na ACISAT”, referiu o presidente da ACISAT no sorteio dos prémios.

O concurso contou com 1200 participações e de entre todas as rifas foram sorteados três vencedores: Valdemar Montalvão irá receber o primeiro prémio – um pack adrenalina do Pena Aventura Park, Cátia Santos receberá um programa de bem-estar das termas de Chaves e, por fim, o terceiro prémio, um jantar no Restaurante Miradouro, será entregue a Maria de Fátima Fernandes. Os três vencedores fizeram compras nos Armazéns Galtâmega, na sapataria Sfilati e na loja de artigos de vestuário Ana Sousa, respetivamente.

A iniciativa “Compras de Primavera”, que decorreu entre os dias 2 e 6 de maio, envolveu 67 estabelecimentos comerciais e pela primeira vez o número de lojas aderentes na Rua Direita superou, pela positiva, as expetativas da organização.

“Eventualmente tem a ver com a nossa persistência e o acreditar dos próprios empresários da Rua Direita. Os lojistas aderiram, participaram efetivamente, e verificamos que mantiveram os espaços abertos no período do prolongamento de horário. A Rua Direita é um local que temos persistentemente visitado porta a porta e a persistência é sinónimo de sucesso. Nós sabemos que temos conquistado mais empresários desta zona porque também temos sabido compreender melhor as dificuldades deles”, destacou Jorge Paulo Santos.

Embora os empresários da cidade sejam todos importantes para a associação, o dirigente sublinha que o comércio na Rua Direita tem tido uma atenção “especial” porque ainda não se conseguiu criar uma dinâmica própria no local, ao contrário do que acontece nas outras zonas da cidade, como é o caso da Rua do Olival, da Rua de Santo António e da Rua 1º de Dezembro.

O tema “primavera” foi sugerido por um dos associados e foi de imediato acarinhado pela ACISAT e pelos restantes empresários da cidade. Neste contexto, os lojistas deram asas à imaginação e decoraram a preceito as montras dos estabelecimentos com várias flores e outros adereços primaveris e o Dia da Mãe foi comemorado mais cedo. No sábado, dia 6, as mães tiveram assim direito a uma flor. Para além deste miminho, as lojas “ofereceram” descontos a todos os seus clientes.

A Escola de Dança Christine Veen e a Banda Musical Flaviense “Os Pardais” foram as responsáveis pela animação de rua, que proporcionou vários momentos de boa música e descontração.
De acordo com o presidente da ACISAT, o balanço da iniciativa “é muito positivo” e a perspetiva é de continuidade.

“A atividade durou uma semana e achamos que terá potencial para durar duas semanas, uma vez que houve muito capricho na decoração de algumas lojas e que mereceu vários elogios. A temática estimulou o negócio e os lojistas tiveram boas vendas, que é esse o nosso objetivo final”, disse o dirigente da associação.
De referir que as imagens das montras das lojas aderentes foram publicadas no Facebook da associação e obtiveram 14 mil visualizações. Já a animação teve 5.500 visualizações.

“Este é um alcance muito interessante e esperamos que tenha um retorno no número de visitas ao centro histórico e daí também no número de compras”, concluiu Jorge Paulo Santos.

Cátia Portela

Share.

Deixe Comentário