Diário Atual

A celebração dos 500 anos da entrega do foral manuelino que consolidou o território concelhio terá o seu ponto alto no dia 16 de maio, terça-feira.

Neste dia, às 9h30, no auditório do Palacete Silva, realizar-se-á uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal que incluirá a apresentação do livro “Forais Novos de Aguiar de Pena e Jales” da autoria de Albertino de Sousa.
A partir das 11h, haverá o cortejo histórico pelas principais ruas de Vila Pouca de Aguiar. O desfile deverá contar com a participação do Agrupamento de Escolas, Universidade Sénior das Terras de Aguiar, Associações Culturais, Juntas de Freguesia, Associação Animódia, Filandorra Teatro do Nordeste e o grupo Al Medievo.
A partir da tarde, a recriação histórica com o mercado medieval, animação cultural e musical decorrerá na praça Luís de Camões com a festa a prolongar-se até ao final do dia.
Naturalmente que estas terras já existiam (o primeiro foral terá sido dado por D. Afonso Henriques), todavia o documento oficial que consolida o território concelhio advém com a reforma dos forais e em que D. Manuel outorga carta de foro a Aguiar de Pena a 16 de maio de 1517.

Share.

Deixe Comentário