Diário Atual

Ver mais em ChavesTV1.

Realizou-se no passado fim de semana, entre os dias 3 e 5, a XII edição da Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro. O pavilhão municipal e a zona do mercado municipal abrigaram da chuva intensa as milhares de pessoas que passaram pela Feira.

Durante os três dias do evento estiveram dispostos na Feira 89 expositores com o melhor fumeiro da região flaviense, licores, vinhos, pastelaria, mel, compotas, e artesanato. No que diz respeito a este último, o espaço de exposição e venda foi alargado a produtores de artesanato de toda a região norte, tendo sido esta a área que aumentou significativamente nesta que foi apelidada por António Cabeleira, presidente da Câmara de Chaves, como a “maior Feira de sempre”.

Na sexta-feira, dia 3, a abertura da Feira ficou a cargo das crianças das várias escolas da cidade, que dançaram, cantaram e encantaram no 9º Encontro Escolar de “Danças e Cantares Tradicionais”. Neste dia destacou-se ainda o concerto do grupo musical Torga.

No sábado à tarde a Feira pôde ser vista em todo o mundo através do programa da RTP “Aqui Portugal”. A RTP esteve na Feira entre as 14h30 e as 20h a fazer a promoção do concelho flaviense e da sua gastronomia, para além de ter complementado a animação musical que já fazia parte do programa do evento. “Foi uma jornada em que se divulgou Chaves, e a RTP faz muito bem esse papel, por causa das reportagens que fez ao longo da semana e que passaram durante o programa. Valeu a pena. Vale a pena trazer a RTP, vale a pena pela promoção que fazemos do nosso território, do nosso município. Além disso, o programa é feito ao sábado e há pessoas que porque viram o programa no sábado decidiram ir à Feira no domingo. Imagino que isto tenha acontecido este ano também”, destacou o autarca flaviense.

No domingo o mau tempo que se fez sentir deu tréguas, tendo assim atraído mais pessoas à Feira do Fumeiro flaviense. O encerramento da Feira ficou a cargo do grupo musical Ronda da Madrugada, que deu um concerto bem animado.

A grande novidade deste ano foi a realização de um Fim de Semana Gastronómico ao mesmo tempo que decorreu a Feira. Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal em conjunto com a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, contou com a adesão de 58 restaurantes, nos quais alguns dos menus apresentados em todos os espaços aderentes eram semelhantes, e relacionados com o fumeiro, assim como os preços dos mesmos. Jorge Paulo Santos, presidente da ACISAT, louvou a iniciativa: “Constituiu uma adesão espetacular e surpreendente. Foi uma ideia feliz a de juntar a atividade do Fim de Semana Gastronómico no calendário da Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro. [A grande adesão] demonstrou a vontade que havia da organização deste tipo de evento e a disponibilidade que os senhores empresários do ramo da hotelaria e da restauração têm e a apetência que têm para este tipo de iniciativas”.

António Cabeleira fez um balanço desta 12ª edição da Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro: “Em termos de organização, tivemos a maior Feira de sempre. Bem organizada, com os stands bem distribuídos, um bom programa de animação, com a novidade do Fim de Semana Gastronómico, e a este nível esteve muito bem. Infelizmente as condições atmosféricas não ajudaram muito. A quantidade de chuva que caiu intensamente na sexta-feira e no sábado não trouxeram muita gente a Chaves. Digamos até que veio muito pouca gente a Chaves e, naturalmente, não vieram à Feira um dos motivos para vir a Chaves nesse fim de semana era vir à Feira e ao Fim de Semana Gastronómico. No domingo, uma vez que as condições atmosféricas melhoraram, tivemos um dia normal de Feira, e acho que os expositores se sentiram mais satisfeitos neste dia e recuperaram um pouco do volume de vendas”.

António Cabeleira revelou ainda que está para breve a construção de um novo pavilhão no recinto da Escola EB 2 3 Nadir Afonso. Mais um espaço que durante o ano será um pavilhão desportivo mas que no fim de semana da Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro servirá para complementar o espaço da mesma.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário