Rui Pinheiro

Rui Pinheiro

Meu Caro João Paulo, Distinto Provedor da SCM de Chaves:
Se ainda tal me permites, prefiro manter o tratamento mais directo e pessoal, daí me dirigir a ti na segunda pessoa do singular.
Recordo os tempos em que partilhamos a mesma sala de aulas no Liceu, e de nas nossas brincadeiras te apelidarmos de forma brincalhona por “Perna Marota”, ao que sempre ripostaste com boa disposição. Já lá vai o ano lectivo de 1992 / 1993, ano que recordo com especial saudade e alegria pois logrei entrar no curso e na Faculdade que pretendia, tendo ainda sido galardoado como um dos melhores alunos do concelho nesse mesmo ano.
Volvidos estes vinte e um anos, venho por este meio dirigir-me à tua pessoa pela surpresa que algumas das tuas atitudes, enquanto provedor de tão reputada instituição, me têm causado.
Como tu bem sabes, mas nunca será demais aqui sublinhar essa circunstância junto dos leitores, nunca precisei do estado nem dos órgãos da administração indirecta para desenvolver a minha carreira profissional. Desde que terminei a minha licenciatura fui fazendo o meu percurso a pulso e por meios próprios, nada devendo a quem quer que seja, a não ser a Deus e à sua Infinita bondade. Essa circunstância permite-me por vezes falar de cátedra, sendo certo que com esta observação não pretendo de forma alguma colocar o teu mérito em causa, mas apenas sublinhar que estaremos, no mínimo, em circunstâncias de igualdade.
Feitas as observações preliminares, e porque a instituição que Tu representas nunca se dignou a dar uma justificação satisfatória, creio ser chegado o momento de trazer esta questão para o conhecimento público, uma vez que a Santa Casa da Misericórdia me merece todo o respeito e carinho, que os actuais órgãos sociais não lhe estão a dispensar.
Conforme tão bem sabes, o Meu nome foi proposto para Irmão dessa Irmandade. Como igualmente tens a obrigação de saber que nos termos do estabelecido no artigo 7º dos estatutos que regem essa Irmandade, podem ser admitidos os indivíduos que reúnam as seguintes condições:
a) Ser maior de idade; b) Ser natural, residente ou ligado por laços de afectividade ao concelho da sede da Irmandade; c) Gozar de boa reputação moral e social; d) Aceitar os princípios da doutrina e moral cristã e comprometer-se ao pagamento de uma quota mensal.
Além da minha pessoa, também os meus Pais foram propostos para Irmãos e mais algumas pessoas minhas Amigas.
Pois foi prenhe de surpresa que verifiquei que a minha candidatura, bem como a de meus Pais, foi rejeitada e sem que para tal tenha sido facultada qualquer justificação.
Vejamos meu caro, ninguém está acima da lei nem das instituições, por muito que por vezes queiramos perpetuar o nosso nome recorrendo a artifícios dúbios. Mais dia menos dia acabamos por perder a base, ruindo os pés de barro.
Causa-me estranheza que se rejeitem pessoas como as que acabo de enunciar. Por mim dou de barato, mas em relação aos meus progenitores acho no mínimo pouco razoável, para usar um eufemismo. São gente simples e honrada!
Mas também deixa que te diga que pouco me admira, pois se também a candidatura de uma grada figura da Câmara Municipal de Chaves foi recusada, tal como a candidatura de um dos sócios de uma sociedade parceira da Misericórdia o foi, nada me faz estranhar. Creio que em relação a estas duas últimas pessoas pecas pela falta de visão estratégica ou, como se usa dizer, demonstras não possuíres inteligência diplomática.
Essa nobre instituição por força do seu carácter filantrópico, pela sua génese altruísta deve estar dispensada e à parte de qualquer interesse individual. Quiçá tenhas receado em relação à minha pessoa que me iria candidatar a Provedor, por se estar a aproximar o período eleitoral?
Enganaste! Como acima te disse, tenho muito com que me ocupar, tenho muito a que me dedicar para poder abraçar tão nobre missão.
Devo ainda informar-te, e aqui fica como aviso de um velho conhecido, que as vozes públicas na cidade, e mesmo nos corredores de algumas instituições, não te são nada favoráveis.
Consta-se, não sabendo se é verdade ou não, que andas a tentar angariar um grande número de irmãos que te apoiem, dando entrada a novas admissões de forma profícua. Como te digo, e aqui ressalvo nos termos e para os efeitos do estabelecido nos artigos 180º e seguintes do Código Penal, são meras vozes públicas que aqui reproduzo, não podendo eu, enquanto mero opinador, aferir da veracidade das mesmas, deixando apenas aqui o aviso do anátema que sobre a tua pessoa andam lançando.
Já o mesmo não se poderá dizer quanto à condução do processo da Unidade de Cuidados Continuados, onde não se poderá agir como Pilatos. Não deixa de ser curioso que por vezes apontem exemplos anteriores de outros projectos aos quais estiveste ligado, como sejam o caso da rádio Larouco ou da Alto Tâmega TV. Esta última … extinguiu-se!
Costuma-se dizer que para se conhecer verdadeiramente uma pessoa, basta dar-lhe algum poder. Espero que o poder não alvitre o bom homem que em ti habita!
Entendo que no meio de tudo o que o povo anda dizendo, vai falando e comentando, quem sai verdadeiramente lesada é a instituição. Como diziam em tom de brincadeira uns amigos meus, ex-alunos do Colégio Universitário Pio XII, quando lhes relatei que não me haviam admitido como Irmão, e porque aquela instituição também acolheu o actual Cardeal de Portugal, D. Manuel Clemente, é porque algo anda muito mal ao se fecharem portas a quem bebeu iguais princípios.
Mas, não basta serem-nos providenciados, também têm que ser aplicados!
Termino apenas dizendo-te meu caro que face ao reiterado absentismo de resposta da parte da administração dessa nobre instituição, nada mais me resta que não seja lançar mãos dos devidos mecanismos legais. No final quem sabe não poderei afirmar: Obviamente!!! … Demito-o!
Apresento-te os meus melhores cumprimentos, formulando os votos sinceros que o teu tirocínio passe a ser marcado por grandes sucessos e conquistas, sublinhados pela mais elevada lisura e moralidade de actuação.

loading...
Share.

12 comentários

  1. Afonso Celso Gonçalves Oliveira on

    Sr Dr.Rui Pinheiro
    Li Atentamente a carta aberta ao Sr Provedor da Santa Casa.Pensei que o injustiçado / rejeitado teria sido só eu. Também reúno todos os requisitos que enumerou e tive a mesma sorte.Mas, enfim é o que temos para infelicidade nossa.Subscrevo na íntegra todo o seu conteúdo. Contudo direi que quem se esconde atrás de estatutos de funil e não é capaz de se justificar de outra maneira não será merecedor de grande credibilidade. Será uma questão de clientela política? Veremos.

    • Rui Sousa Pinheiro on

      Muito obrigado Caro Amigo pelas suas gentis palavras. Como disse e reafirmo há pessoas que não sabem honrar a instituição! Mas não calaremos a nossa voz, nem ataremos as nossas mãos!!!
      Grande abraço e bem haja!
      Rui

  2. edison clemente on

    …Infelizmente existem varios provedores das irmandades em todo o mundo, que agem desta maneira. Finge esquecer o fundamento principal …(ajudar o proximo)>>>SAO IMPRUDENTES E DESAFIAM A LEI DE DEUS…Deviam sentir-se ao como servo do próximo…E NÃO COMO FILHOS DO MAL…..

  3. Mário Cunha on

    Caro Doutor Rui Pinheiro, o que o Sr. escreveu e muito bem que não só o Sr. e os seus pais a serem recusadas as propostas para irmãos da SCM de Chaves, pelo que eu sei e com total garantia de ser verdade é que não fomos aceites umas largas dezenas, senão centenas de pessoas propostas. Ora eu não comento porque nem sequer conheço o que o atual provedor fez de bom ou mau em outros projetos, ora o que eu sei é que também considero preencher os requisitos para fazer parte desta ilustre irmandade, mas o que é certo é que não me querem lá, nem a mim nem outras pessoas que segundo a impressão da atual mesa é para correr com eles. Caro Sr. será que o atual provedor não tem mesmo sede de mandar? ainda que não o faça da melhor forma, o sr. não o diz e eu compreendo que o não diga, mas digo eu. ISSO É MESMO A FEBRE DO PODER. E já agora veja lá se o demite porque ele de bem fazer a instituição é ZEROOOOOOOO

    • Rui Sousa Pinheiro on

      Meu Caro:
      Por vezes temos que começar de forma mais eufemistica, para mais tarde largarmos as verdades de forma mais crua! Concordo inteiramente consigo! As não admissões têm que ver com o receio de surgir uma lista com gente capaz e que corra com a mediocridade!
      Estes pequenos déspotas ….

  4. Caro Rui,
    obviamente que não reunes os requisitos para pertenceres a esta “irmandade” (para não lhe chamar um nome mais feio). Admira-me como é que pretendes associar-te a uma instituição cujas regras de admissão são tão subjectivas e questionáveis. Imagino que seja por um sentimento de caridade e romanticismo. Se bem que a utilidade da instituição é, e sempre foi inquestionável, já a instituição é altamente “suspeita” quer pela forma como são eleitos os “irmãos” e provedores, quer pela forma como administram património, quer pelos montantes que envolve a gestão desta instituição e mais grave ainda pelo tipo de destinatários da dita “misericórdia”, que são os mais desprotegidos e débeis da nossa sociedade. Num estado de direito estas instituições deveriam estar sujeitas a auditorias anuais, com obrigação de declaração de património à entrada e à saída, limitação de mandatos e outras regras que atestem a transparência da instituição. A verdade é que com tantos maus exemplos na gestão desta instituição (a nível nacional) tudo permanece na mesma e o senhor que se segue alimenta o “lobby” como o senhor que o antecede. A uma sociedade destas nem que fosse convidado eu não aderia. Para fazer caridade há outras formas mais claras e transparentes.
    abraço

    • Parece ser que o Sr. Rui
      Pinheiro é muito pacificador, a voz do povo é bem mais, cruel? por não dizer verdadeira. Pelos seus actos os conhecereis…

    • Rui Sousa Pinheiro on

      Grande abraço Meu Caro!
      Olha … parafraseando um outro amigo que se referiu ao teu comentário no FB … andas a fazer-te desentendido!!!
      Ahahah! Mas concordo contigo em muitos pontos!

  5. Sendo eu umas das criancas que abitam nesta comunidade e tendo lido o que o senhor Rui pinheiro publicou nesta carta aberta e alguns comentários. Atacar o sr. Provedor tenho a dizer que do próprio tenho eu em consideração o trabalho e dedicação que ele tem feito por nós.
    Por isso quero agradecer ao sr. Provedor a paciência e dedicação que ele tem por nós.
    Força sr. Provedor estamos consigo

    • Rui Sousa Pinheiro on

      Caro MB:
      Enquanto criança dessa instituição, a qual nem sequer foi abordada neste artigo, ficar-lhe-ia muito bem dizer o nome e dar a cara já que tanto tem a elogiar o Sr. Provedor.
      Certamente conviria ler várias vezes o artigo, e iria compreender que em parte alguma se falou nessa instituição, mas tão só na administração da SCM de Chaves.
      O anonimato das internet não nos exime das nossas responsabilidades. Há que saber dar a cara e ter a coragem suficiente para tal.

  6. Caros amigos e afins …
    Só quero dizer que para falar de algo ou de algúem grandioso e preciso ter conhecimento de causa e não atirar pedras a primeira oportunidade sem se quer saber …
    Depois também perceber que quando se fala em nome de Deus nao subalugar esse bom nome …perceber também que aqui em questão estão as crianças desta instituição que por culpa ou não de alguns de vocês estas é que sofrem na pele todas estas politiquiçes por isso falem nos interesses delas e deixem de lado rumores e falhanços expedidos por todos vos…
    O mal deste país e que quando existe cargos políticos envolvidos em vez de resolver mos o mal que existe ou não apenas somos capazes de apupar ; destruir e apontar ao bom nome de… em vez de nos juntar mos e tentar resolver e ajudar quem faz ; fez ou tenta dar provas de…
    Em relação ao Sr Provedor que neste momento tem funções na Escola de artes e ofícios em Chaves… Só tenho uma coisa a dizer…
    Abram os olhos e vejam o que ele fez com muito ou pouco conhecimento de causa o que cresceu e continua o bom nome desta instituição…
    Pena é que quando algúem se dedica com corpo e alma e tenta resolver problemas antigos são sempre os maus da fita …
    Pois meus senhores deixemos de lado todas as politicas e tentemos ajudar algúem que se preocupa com os ideais desta instituição e crianças…
    Por fim tenho a dizer a si Sr Provedor (Joao Paulo ) continue com o seu excelente trabalho e mostre a estes parasitas o que vale… Forca

    • Rui Sousa Pinheiro on

      Meu Caro:
      Perdoa-se a iliteracia, pelo que urge esclarecer apenas um ponto. O meu Artigo não se refere às crianças da escola de Artes e Ofícios, nem essas são chamadas à liça em parte alguma.
      Quanto ao demais nem vou discutir pois vejo que não compreendeu sequer o alcance daquilo que eu escrevi.

Deixe Comentário