Diário Atual

Como tem sido tradição nos últimos anos, mais uma vez o nosso Agrupamento voltou a participar nas competições do PmatE organizadas pela Universidade de Aveiro. Os quatro níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário, cada um com um grupo de cinquenta alunos, participaram, na semana de 23 a 26 de abril, nas jornadas do PmatE.

O Projeto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro – PmatE/UA, no qual participam anualmente milhares de alunos de escolas de todo o país, é um projeto de investigação e desenvolvimento, fundado em 1989, na Universidade de Aveiro, cuja missão é a aplicação das tecnologias da comunicação e informação (TIC), o desenvolvimento de conteúdos e eventos para a promoção do sucesso escolar e da cultura científica.
Ao longo dos anos, o PmatE/UA tem crescido e alargado a sua área de atuação. Iniciado com a disciplina de Matemática, estendeu-se a novas áreas do saber como o Português, a Biologia/Ciências Naturais, a Geologia, a Física, e mais recentemente, a Literacia Financeira, a Química e o Inglês, transformando-se assim num ousado e criativo projeto interdisciplinar. É um modo de autoaprendizagem através da descoberta, dinâmico e recreativo, com recurso às novas tecnologias, que estimula e motiva os nossos jovens estudantes. Constitui uma excelente ferramenta de apoio à avaliação, à aprendizagem e ao ensino, porque fomenta a autonomia e disponibiliza um repositório de inovadores, criativos e novos modos de aprendizagem.
Esta competição começou, em cada Escola do Agrupamento, por uma competição em rede aberta a todos os alunos, onde foram selecionadas as 25 melhores equipas (duetos), para nos representar na fase final realizada no Campus Universitário da Universidade de Aveiro.
Da participação do nosso Agrupamento nesta competição destacamos os excelentes resultados conseguidos pelos nossos alunos. A Escola Nadir Afonso, com os alunos do 5º e 6º anos, conseguiu um brilhante terceiro lugar coletivo, apenas foi ultrapassada por dois colégios privados e foi a melhor escola transmontana. O Centro Escolar de Santa Cruz Trindade, com os alunos do 1º ciclo, obteve também um excelente 5º lugar coletivo, sendo também a melhor escola de distrito de Vila Real. A Escola Dr. Júlio Martins ficou também muito bem classificada com o sétimo lugar coletivo, e um excelente sexto lugar conseguido pela equipa do 9º ano formada pela Margarida Alves e pelo Alexandre Escudeiro.
De louvar o papel da direção do Agrupamento que desde a primeira hora acarinhou com convicção este projeto. Forneceu toda a logística para a fase escolar e patrocinou o transporte de duas centenas de alunos para a fase final que se realizou no Campus Universitário da Universidade de Aveiro. Uma palavra de agradecimento aos professores, sobretudo do Departamento de Matemática, e restante comunidade educativa, e a todos aqueles que de algum modo contribuíram no acompanhamento, aconselhamento e orientação dos alunos. Só com este apoio incansável e despretensioso de todos foi possível criar as condições para o sucesso alcançado na consolidação deste projeto.
Uma última palavra de parabéns, dirigida aos nossos jovens, com um agradecimento muito especial pelo empenho, esforço e dedicação que demonstraram na realização das provas, e pelos excelentes resultados que conseguiram. Estou convicto que esta experiência contribuiu para o seu enriquecimento cultural, para a melhoria das suas capacidades, para o seu crescimento como seres e cidadãos responsáveis que ajudarão, certamente, a construir uma sociedade futura mais justa, fraterna e equilibrada. Sejam felizes e obtenham tudo aquilo que pretendem e merecem. Do vosso sucesso e contributo resultará uma sociedade com um futuro mais risonho, certamente mais culta e desenvolvida, onde haja oportunidades para todos. Bem hajam.

O professor:
Benjamim Fernandes

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário