Decorreu no salão nobre da Câmara de Montalegre, uma reunião de trabalho relacionada com o processo de candidatura da região de Barroso a património paisagístico mundial que está a ser desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e que envolve os concelhos de Montalegre e Boticas.

Uma produção de alta qualidade que preserva uma grande agrodiversidade e onde a agricultura é um elemento importante na identidade cultural são algumas das razões que impulsionaram a uma candidatura da região de Barroso ao programa “A importância mundial do património agrícola” que está a ser desenvolvido pela FAO.

Em fase de preparação, o processo é promovido pelo Governo e envolve várias entidades: os municípios, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade do Minho (UM), Associação de Desenvolvimento do Alto Tâmega (ADRAT) e a Direção Regional de Agricultura (DRA).
Para o autarca de Montalegre a reunião demonstrou-se importante uma vez que foram delineadas «as linhas mestras» da candidatura.

«Tem havido um trabalho árduo em conjunto com várias instituições. É um projeto muito interessante de qualificação do território que vai trazer uma mais-valia a este território. Afirma-se como um espaço único de vivências culturais, paisagísticas, ambientais e patrimoniais que são reserva da natureza e vão merecer a aprovação da FAO. Teremos um território reconhecido», referiu Orlando Alves.

O objetivo passa por preservar sistemas agrícolas marcados pela harmoniosa interação entre comunidades tradicionais e o meio ambiente. Em 2002, a FAO lançou a iniciativa de uma parceria global para a conservação e gestão de sistemas agrícolas tradicionais de relevância global (SATRG). Durante o encontro, que decorreu no salão nobre da autarquia, as entidades envolvidas reuniram com os agentes locais no sentido de lhes explicarem a candidatura e ouvirem sugestões e linhas orientadoras para a evolução do processo. O documento final está a ser concluído e será entregue pelo Governo português à FAO dentro de um mês. No final, a opinião era unânime: trata-se de uma candidatura prestigiante para a região.

Redação/CM Montalegre

 

loading...
Share.

Deixe Comentário