Diário Atual

O Fórum Termal do Eixo Atlântico reuniu, no passado dia 22, nas Caldas das Taipas, Guimarães, coincidindo com o Dia Mundial da Água. A reunião foi presidida pelo presidente da Eurocidade Chaves-Verín, António Cabeleira, que também preside a este Fórum euroregional.

No encontro, onde estiveram 15 autarcas do norte de Portugal e Galiza, foram debatidos diversos temas, entre eles o regulamento, o orçamento e a criação de uma Comissão que funcione como lobby junto dos governos centrais, tanto de Portugal, como de Espanha. A criação da imagem corporativa e de um guia turístico, bem como o plano estratégico para a captação de fundos comunitários, também fizeram parte da ordem de trabalhos.

António Cabeleira sugeriu, como estratégia, a conversão das cidades termais do Eixo Atlântico em destinos bio saudáveis. Para tal, será necessário desenvolver um manual de produto que seja capaz de criar um selo de qualidade que assegure a sua implementação.

Nesta estratégia será indispensável o envolvimento de parcerias público-privadas que permitam estruturar, de uma forma concertada, todas as componentes que permitem diferenciar estes destinos como “saudáveis”, como seja, a planificação do território em torno da saúde e do bem-estar, oferta específica de serviços públicos, cardápios especiais nos restaurantes, atividades orientadas para o exercício físico, comercialização de pacotes específicos para diferentes perfis, entre outras. “Não basta ter Termas num município para ser considerado bio saudável, é preciso orientar todas as atividades e serviços da cidade para esse fim, de forma a dar resposta à procura deste tipo de destinos inovadores baseados na componente da saúde e bem-estar como fator de diferenciação territorial”, salientou António Cabeleira.

Redação/CM Chaves

Share.

Deixe Comentário