Diário Atual

A Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado, em Chaves, comemorou na quinta-feira passada, dia 19, o seu 25º aniversário, com uma cerimónia que juntou alunos e ex-alunos da escola, entre outras personalidades.

“São 25 anos de trabalho e de luta na procura da qualidade e da excelência na formação”. Foi com esta afirmação que a presidente da direção da Escola Superior de Enfermagem de Chaves (ESEC), Cristina Moura, iniciou o seu discurso na cerimónia de aniversário que decorreu no auditório da escola.
Durante a sua intervenção, a responsável lembrou o percurso da escola bem como o seu papel ativo na defesa do ensino superior em Chaves. Neste dia, Cristina Moura destacou ainda o contributo de todos os funcionários na “construção” da escola de enfermagem.
“Esta é uma escola de excelência, com um ensino de muita qualidade, e que conseguiu manter ao longo destes 25 anos. Agradeço a todos os colaboradores internos e externos que fizeram parte desta história”, sublinhou a dirigente da escola.
Segundo a mesma, o número de alunos que procuram o ensino superior de enfermagem em Chaves tem vindo a aumentar e, no futuro, Cristina Moura pretende também aumentar a oferta formativa para que mais estudantes continuem os seus estudos na cidade flaviense e possa atrair novos alunos de outras zonas do país e de Espanha. Atualmente a ESEC tem 220 alunos, sendo que 50% desses alunos é proveniente de Espanha, em especial da zona da Galiza.
Presente no aniversário, o presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, lembrou os responsáveis que estiveram na génese do estabelecimento de ensino superior em Chaves e salientou a capacidade técnica dos profissionais de saúde que se formam na escola.
“A competência dos enfermeiros desta escola tem sido bastante valorizada, pelo público em geral e também pelos seus pares. São intervenientes relevantes na promoção da saúde nesta região e, em alguns casos, também no país e em outros países, onde têm levado a bandeira de Chaves e, sobretudo, a bandeira da escola de enfermagem”, frisou o autarca.
Para Nuno Vaz, os centros de conhecimento, como é o caso da ESEC, são espaços de excelência para atrair os jovens para os territórios onde estão inseridos.
“São alavancas importantes no desenvolvimento e na afirmação da região” e por causa disso é objetivo da Câmara de Chaves continuar a lutar pela implementação de uma Escola Superior de Saúde, que possa oferecer cursos em diferentes áreas da saúde.
A cerimónia alusiva aos 25 anos da Escola Superior de Enfermagem contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Chaves, Altamiro Claro, do vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, Jorge Sousa, da presidente do Conselho Técnico Científico, Ana Monteiro, do presidente da associação de estudantes, Leandro Nascimento, de toda a comunidades escolar, de antigos alunos, professores e funcionários e de várias personalidades religiosas, civis e militares do concelho e de concelhos vizinhos.
Durante a iniciativa, coube à presidente da direção da escola de enfermagem e ao presidente da Câmara de Chaves o descerramento da placa comemorativa alusiva ao 25º aniversário. As celebrações terminaram com o corte do bolo.
De referir que o encontro foi abrilhantado com a atuação da Tuna Universitária de Chaves e do grupo musical com a fadista Joana Videira. As funcionárias com 25 anos de serviço no estabelecimento de ensino tiveram direito a um ramo de flores como forma de reconhecimento do seu trabalho.
A Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado foi criada pela Associação Promotora do Ensino de Enfermagem em Chaves, em 1993. Oferece cursos de licenciatura em enfermagem, cursos técnicos superiores profissionais nas áreas de termalismo e bem-estar, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, cursos de especialização em enfermagem e cursos de mestrado em consórcio com outras instituições de ensino superior.

Cátia Portela

 

loading...
Share.

Deixe Comentário