Diário Atual

O aniversário, também conhecido pelo Dia da Unidade, do Comando Territorial de Vila Real da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi comemorado pela primeira vez fora do aquartelamento sede e Chaves foi a cidade escolhida.

IMG_4661As comemorações do sétimo aniversário decorreram durante dois dias, 23 e 24 de agosto, na cidade de Chaves, sendo que no primeiro dia a corporação realizou no Jardim do Tabolado uma mostra de meios e capacidades da unidade e no segundo dia decorreu, na Praça do Município, a cerimónia militar presidida pelo 2º comandante-geral da GNR, o tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel.
A cerimónia juntou vários responsáveis do Comando Territorial de Vila Real da GNR, diversos representantes da cidade flaviense e de toda a região bem como dezenas de habitantes.
Na tarde que assinalou o Dia da Unidade foram condecorados vários militares com medalhas de grau ouro e prata pelo seu comportamento exemplar e foram igualmente relembrados os militares e civis falecidos no último ano e que serviram naquela unidade.
Dar a conhecer à população um pouco melhor a corporação e ao mesmo tempo demonstrar o serviço que presta foram os principais motivos que levaram o Comando Territorial de Vila Real a vir até à cidade flaviense, uma vez que o Destacamento Territorial de Chaves possui todas as condições para a concretização desta iniciativa.
“Nos últimos anos a cerimónia comemorativa do aniversário tem sido feita em Vila Real, dentro do quartel, e eu entendi que nós deveríamos trazer a guarda para a rua numa outra circunstância para além dos nossos patrulhamentos (…) e o Destacamento Territorial de Chaves tem todas as valências para a realização da cerimónia”, contou o coronel de cavalaria Fernando da Rocha Marques, que tem também ligações familiares a Chaves.
Neste sentido, o vice-presidente da autarquia demonstrou o seu agrado por Chaves ter sido escolhida para a realização da cerimónia comemorativa do Dia da Unidade.
“Estamos muito gratos por Chaves ter sido escolhida porque por norma este tipo de iniciativas são celebradas dentro das suas unidades, mais concretamente nas capitais de distrito onde se encontram. O facto de se vir celebrar este evento a Chaves enche-nos a todos de orgulho e é também uma forma de a própria instituição militar se mostrar e dar-se a conhecer, de uma forma muito mais abrangente, a todas as populações”, disse Carlos Castanheira Penas.
A Banda Marcial e a Fanfarra da GNR, sob coordenação do maestro sargento-mor Pinto, foram as responsáveis por abrilhantar ainda mais as festividades.

Continuar a reduzir a criminalidade no distrito é o objetivo

Vila Real é um dos distritos do país com menor índice de criminalidade, um facto que deixa satisfeito o comandante, embora admita que o seu objetivo seja reduzir cada vez mais esse índice. Os incêndios são outra das preocupações mas que têm tido “margens de redução significativas”. Por seu lado, o crime contra animais tem aumentado no distrito sendo que desde julho do ano passado houve o registo de 16 casos.
A nível do Comando Territorial de Vila Real da GNR houve um reforço de dez militares o que na opinião de Fernando Rocha Marques é significativo.
“Dez acaba por ajudar a reforçar algumas comunidades, embora não seja aquilo que nós queremos, mas ainda assim não me parece que o Comando esteja extraordinariamente mal face ao volume de trabalho e com o efetivo que tem neste momento, que são de 680 militares”, afirmou.

Cátia Portela

Share.

Deixe Comentário