Diário Atual

Os estudantes flavienses vão ter contacto com uma réplica do primeiro livro impresso em português. A impressão da obra, intitulada Sacramental, terá ocorrido em Chaves em 1488.

“O Sacramental vai à Escola”. É com este mote que a Câmara de Chaves vai assinalar, junto das escolas, os 530 anos do primeiro livro impresso em português no ano de 1488 em Chaves, o Sacramental. A iniciativa pretende, para além de assinalar a efeméride, destacar a importância deste incunábulo, que foi um dos livros mais lidos durante o século XV, bem como incentivar o gosto pela leitura.

Esta é uma das atividades do próximo dia 18 de abril, que se realizará durante a manhã e início da tarde, nos Agrupamentos Escolares do concelho, com palestras a cargo de três escritores: José Barbosa Machado, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com estudos publicados sobre o Sacramental; Ernesto Salgado Areias, advogado e escritor, Diretor da Universidade Sénior do Rotary Clube de Chaves e membro fundador do Centro de Estudos Judaicos do Alto Tâmega; Manuel  Araújo, Professor de Português, mestre em Língua e Literatura Portuguesa, escritor com vários prémios no âmbito das Letras.

Ao final da tarde, pelas 18h, na Biblioteca Municipal, terá lugar um colóquio sobre o tema, com a presença dos três escritores. Em simultâneo, estará patente no hall da Biblioteca Municipal uma exposição sobre o Sacramental, que poderá ser apreciada e consultada.

 

Programa

Atividade “O Sacramental vai à Escola”

10h00 – Escola Secundária Fernão de Magalhães, com José Barbosa Machado;
11h50 – Escola Secundária Dr. Júlio Martins, com Manuel Araújo;

14h30 – Escola Secundária Dr. António Granjo, com Ernesto Areias;

Colóquio para Evocação da Efeméride

18h00 – Biblioteca Municipal de Chaves, com a participação dos três escritores.

loading...
Share.

Deixe Comentário