Diário Atual

“Para que se possa programar um bom presente com vista ao futuro”, o presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, e o vereador eleito nas listas do MAI – Movimento Autárquico Independente, João Neves, assinaram, esta terça-feira o “acordo de governo para a cidade e concelho de Chaves”.

Acordo-CM-Chaves

João Neves (MAI), António Cabeleira, Castanheira Penas e Paulo Alves (PSD)

  Com a duração de quatro anos, o “acordo” celebrado foi justificado para “garantir a governabilidade estável, eficiente e competente na cidade e concelho de Chaves e, mais especificamente, na Câmara Municipal”, pode ler-se no documento ao qual os jornalistas tiveram acesso.

Dado a conhecer em conferência de imprensa, António Cabeleira considerou-o “fundamental”, pois “sem ele durante estes quatro anos Chaves não iria progredir”. O Presidente da Câmara Municipal de Chaves explicou que “a oposição que o Partido Socialista está a fazer é uma oposição cega”, barrando algumas “decisões que são imprescindíveis de tomar”.

O líder do executivo camarário flaviense referiu que em reunião teria tentado chegar a acordo com o Partido Socialista para uma “governação de cooperação mútua”, mas que a candidata pelo PS nas últimas eleições autárquicas “não se mostrou disponível”.

Já João Neves assumiu, durante o encontro com os jornalistas, que “o que interessa é o melhor para a cidade e para o concelho, o que passou, passou” e como havia conteúdos do programa de acção de ambos os partidos que coincidiam chegaram a acordo. “Tinha necessariamente que haver um entendimento. Este é um acordo de boa fé. Estou convicto que vai ser um mandato que vai ficar na história dos flavienses”, afirmou.

Eleito pelo Movimento Autárquico Independente, o vereador João Neves, ex presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, integrará o Executivo da Câmara Municipal de Chaves, com áreas de intervenção atribuídas, como a Acção Social, Turismo, Gestão de Equipamentos do Município, Sector Empresarial Municipal, Mercados e Feiras, Transportes públicos, Trânsito e Estacionamento, Comissão de Segurança e Fiscalização Sanitária.

“As partes reconhecem nos programas de ambos os signatários a existência de pontos convergentes e que consideram fundamentais para o desenvolvimento concelhio e das suas populações e que se comprometem a prosseguir na governação”, refere o documento, sublinhando: a) “A valorização da cidadania na sua plenitude, com enfoque na área social e a importância de uma Rede Social como instrumento prioritário de intervenção da autarquia, em colaboração e o apoio das IPSS, paróquias e outras organizações sociais; b)Reedição o DIA DO IDOSO, tido como o maior evento social sénior do concelho; c)Implementação de Instalações sanitárias públicas na cidade; d)Construção de uma Casa Mortuária na cidade; e)Pavimentação das principais artérias da cidade; f)Requalificação do Largo General Silveira; g)Requalificação do Campo de Futebol da Associação Desportiva Flaviense; h)Construção da nova Piscina Municipal; i)Construção do Pavilhão Multiusos na Escola Nadir Afonso; j)Conclusão do saneamento no mundo rural; l)Pintura das vias municipais; m)Criação de um Gabinete Estratégico para o Desenvolvimento do Município de Chaves, incidindo nas seguintes áreas:

-Educação e Ciência; Promoção do Desenvolvimento concelhio; Cooperação Externa; Ação Social; Saúde; Justiça; Defesa do Consumidor; Ordenamento de Território e Urbanismo; Habitação; Cultura e Património; Equipamentos no espaço rural e urbano; Energia; Transportes e Comunicações; Desporto e Tempos Livres; Ambiente; Turismo; Infraestruturas; Modernização Administrativa”.

O referido acordo expressa também que “as partes garantirão a maioria absoluta nas Juntas de Freguesia onde os resultados por si obtidos permitem a realização de tal objetivo. Sem prejuízos dos compromissos pontualmente já assumidos em algumas freguesias” e “nas situações em que as Partes não detenham a maioria nas Juntas de Freguesia, assumem o compromisso de, em execução do presente Acordo, concertarem as respetivas posições e atuarem de forma conjunta”.

  Cátia Mata

 

 

Share.

Deixe Comentário