Diário Atual

Pelo quinto ano consecutivo, o jardim público de Chaves vai voltar a ser invadido pelos usos e costumes do mundo rural. A V Feira da Cultura do Mundo Rural é este fim de semana, dias 15 e 16, e o 1º Passeio Vintage e a Cãominhada são algumas das novidades desta festa.

O evento vai contar, pela primeira vez, com um passeio de bicicletas antigas, as conhecidas pasteleiras, que arranca às 10h30. O célebre torneio de fito regressa ao jardim público pela tarde, a partir das 15h, e em competição estarão os melhores jogadores da região, de Bragança e de Vila Real. Meia hora depois, os sons tradicionais vão-se fazer ouvir através das atuações do Rancho Folclórico da Associação Desportiva e Cultural dos Amigos de Vilas Boas, do Rancho Folclórico do Grupo Cultural da Serra do Brunheiro e do Grupo Tradicional de Ventuzelos. O “bailarico de verão” com o cantor Alberto Ferry começa às 19h.

“A animação será constante, as pessoas são inclusive convidadas a dançar”, destacou Rufino Martins, presidente do Teatro Experimental Flaviense (TEF), e depois disso, porque não “degustar os vários sabores típicos” na tasquinha que estará presente no recinto durante os dois dias do evento, convidou o responsável.
Outra das novidades deste ano é a realização do Festival de Folclore do Rancho Folclórico da Vila Medieval de Santo Estêvão, pelas 21h30.

De acordo com Rufino Martins, a realização deste festival na Feira da Cultura do Mundo Rural só foi possível graças a uma “união de boas vontades”. Neste contexto, o festival irá contar com vários grupos tracionais provenientes de várias regiões do país.
O dia termina com a habitual “queimada do TEF”.

O dia seguinte, domingo, começa com a Cãominhada que consiste na realização de um passeio na companhia dos “amiguinhos de quatro patas”, a partir das 10h.

O presidente do TEF adiantou que as pessoas poderão assim levar os seus cães e quem não tiver animais de estimação poderá participar na mesma através do “empréstimo” de um “amiguinho” por parte da Associação dos Amigos dos Animais de Chaves, que estará presente na iniciativa a recolher, também, rações, secas e húmidas, e outros produtos para os animais.

No final da atividade será dada uma palestra, pelo treinador canino António Brandão, sobre “Como modificar o comportamento do seu cão”. Às 15h30 há teatro de rua com os “Contos de Tchekov”, apresentado pelo grupo de atores do TEF, e às 17h30 o “Teatro às três pancadas”. Pelo meio, destaque para a atuação do Grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estêvão. O certame encerra com chave de ouro com o concerto da Orquestra Simpatia, às 18h30.

Além das várias atividades, os visitantes da feira poderão contar com vários expositores de artesanato, de compotas, licores, pão caseiro, entre tantos outros produtos locais. Haverá igualmente uma exposição de alfaias agrícolas e de tratores, de trabalhos realizados em madeira, de artesanato, utensílios antigos utilizados na lavoura e os animais do mundo rural também estarão presentes

O programa da V Feira da Cultura do Mundo Rural foi apresentado na terça-feira, dia 11, e durante a cerimónia o presidente do TEF disse que este certame é mais um contributo para a cultura do concelho e para toda a região e que traz até à cidade todas as tradições e as riquezas das aldeias.

As inscrições na Cãominhada e no 1º Passeio Vintage podem ser realizadas no TEF, junto da Associação dos Amigos dos Animais de Chaves, no primeiro caso, e do pintor Mário Lino, no segundo. A Caminhada tem um custo de participação no valor de 1€ que reverte para a associação.

Cátia Portela

Share.

Deixe Comentário