O ano passado trouxe “uma lufada de ar fresco” ao concelho valpacense. Depois de em 2014 e 2015 o número anual de nascimentos rondar a casa dos 70, o ano de 2016 terminou com 93 nascimentos registados.

“Se não houver renovação de gerações, se não houverem utilizadores para os equipamentos, bens e serviços que pomos ao dispor dos munícipes, o nosso trabalho fica comprometido”, é assim que Amílcar Almeida, presidente da Câmara de Valpaços, vê a tendência de aumento do número de nascimentos no concelho.

Congratulando-se com os dados registados, o edil valpacense lembra que “não há crescimento sem nascimentos” e que a estratégia de desenvolvimento do concelho desde que tomou posse tem tido sempre em conta melhores condições de vida para os munícipes. “Nós asseguramos a rede de transportes escolares concelhia, abrangendo todos os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino público, repartidos pelos ensinos do pré-escolar, básico e secundário, bem como comparticipamos as refeições escolares. Dispomos de equipamentos de qualidade com as mais recentes tecnologias e conforto, como são o caso dos equipamentos desportivos, biblioteca, os próprios centros escolares, etc., e tudo isso dá uma certa confiança aos casais que anseiam ser pais”, referiu.

A Câmara de Valpaços dispõe, ainda, de preços atrativos para que os mais novos possam frequentar a Escola Municipal de Natação, por exemplo, tendo também ao dispor na Biblioteca Municipal atividades para os valpacenses a partir dos 3 anos, como a Hora do Conto e Teatro de Sombras.

No presente mandato foram, ainda, renovados os parques infantis da cidade e inaugurado o Parque da Formiga, no Largo da Feira, que se tornou num ponto de encontro para as crianças.

Recorde-se que a autarquia implementou também, em 2016 um Kit de Apoio à Maternidade, que, com o apoio das farmácias locais, reuniu bens de primeira necessidade para os recém-nascidos.

Redação/CM Valpaços

 

 

 

 

 

Share.

Deixe Comentário