Diário Atual

Na passada sexta-feira, dia 19, foi inaugurada, no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, a exposição “Mesa dos Sonhos – Duas coleções de arte contemporânea” que reúne obras da Coleção de Serralves e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

 

Esta exposição reúne um conjunto de obras de artistas, nacionais e estrangeiros, que enquadram um marco temporal de quase meio século. A obra mais antiga, da autoria de James Lee Byars, data de 1967 e a mais recente é uma criação de Julião Sarmento e data de 2013. As cerca de 30 obras que integram esta primeira mostra da itinerância das duas coleções incluem diferentes meios de expressão plástica e visual, tais como a pintura, o desenho, a escultura e a instalação, bem como objetos ditos comuns que transitaram para a esfera da arte.
Na inauguração desta exposição estiveram presentes Nuno Vaz, presidente da Câmara Municipal de Chaves, Manuel Ferreira da Silva, vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, o diretor do Museu de Serralves, João Ribas, e o curador da exposição, João Silvério.
Nuno Vaz demonstrou a sua satisfação pela presença da exposição naquele que, na sua opinião, é “quiçá o edifício mais belo, mais bem conseguido de Siza Vieira, este grande artista e criativo”, possibilitando, ao mesmo tempo, “dar maior notoriedade àquilo que é também a obra do mestre Nadir Afonso que muito naturalmente merece que nós a possamos divulgar e valorizar”.
O presidente da Câmara Municipal flaviense fez ainda um convite a toda a comunidade para que visite não só a mostra, mas também o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, agraciado recentemente com o prémio ‘Melhor Empreendimento do Ano’: “Neste momento, estamos concentrados em poder mostrar ao público, aos flavienses, aos presidentes do Alto Tâmega, aos nacionais, aos vizinhos galegos que de facto em Chaves existe um equipamento cultural que vai com certeza surpreendê-los. Permitam-se ser surpreendidos, não só pelo edifício, mas também pelas obras. Vão ser certamente experiências interessantes e inesquecíveis”.
Todos os presentes na inauguração tiveram a oportunidade de ver de perto as obras que compõem a mostra acompanhados pelo curador que fez uma breve explicação de todas elas.
“Mesa dos Sonhos – Duas coleções de arte contemporânea” faz parte de um programa de exposições itinerantes desenvolvido pela Fundação Serralves, dando, desta forma, a oportunidade a toda a população de poder aceder à arte e à cultura, e estará patente ao público no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso até ao dia 14 de outubro.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário