Diário Atual

Decorreu na segunda-feira, dia 23 de abril, na Biblioteca Municipal de Chaves, a apresentação do Livro Infantil “Lenda da Moura da Ponte de Chaves”, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, no âmbito da candidatura “Património cultural – Ligações virtuosas no Centro Histórico de Chaves”.

No âmbito da Candidatura realizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior ao “Portugal 2020 – Património e Turismo: Ligações Virtuosas no Centro Histórico de Chaves”, o livro infantil “A Lenda da Moura da Ponte de Chaves” marca o “início de um conjunto de ações com vista à Dinamização do Centro Histórico de Chaves”, segundo referiu Jorge Humberto, secretário da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
Este livro, “A Lenda da Moura da Ponte de Chaves”, é uma adaptação para conto infantil, feita por Marta da Costa, a partir do texto de Gentil Marques, com a ilustração de Cátia Vidinhas. O conto foi ainda adaptado para audiobook, língua gestual e versão braile.
O livro já foi divulgado junto dos alunos do primeiro ciclo, e, em resultado disso, “as crianças estão a elaborar trabalhos sobre o conto, que depois serão divulgados pela cidade”, referiu Jorge Humberto.
A apresentação do livro contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Melo, que referiu que a “autarquia se associará sempre a todas as iniciativas que promovam culturalmente Chaves, cidade e concelho”, e enalteceu esta ação de valorização do património imaterial local, recorrendo, neste caso, a uma lenda tão conhecida dos flavienses, que remonta à reconquista cristã, com os Irmãos Rui e Garcia Lopes.
A apresentação do livro contou, ainda, com a presença de Cátia Vidinhas, ilustradora do livro.
Esta Candidatura realizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior ao “Portugal 2020 – Património e Turismo: Ligações Virtuosas no Centro Histórico de Chaves”, contempla um conjunto de quatro ações, (Ação 1 – Divulgação do património cultural, material e imaterial existente promovendo o interesse turístico; Ação 2 – Dinamizar um Conjunto de atividades em torno da “Lenda da Moura da Ponte”; Ação 3 – O Património “Escondido” do centro Histórico de Chaves; e Ação 4 – Chaves e o “Turismo acessível”), estando o Livro Infantil “Lenda da Moura da Ponte de Chaves” na Ação 2.

loading...
Share.

Deixe Comentário