Dia 14 de julho (sábado) realiza-se a 4ª edição da iniciativa “Aquae Flaviae Night Running”, prova que assume também um cariz solidário.

Serão 13 km de corrida e 7 km de caminhada percorridos durante a noite pelas ruas da cidade flaviense. Termas de Chaves, Forte de São Neutel, Forte de São Francisco, Jardins do Castelo, e o Calvário são apenas alguns dos pontos de passagem desta prova.
Antes da corrida, os participantes receberão um kit que inclui uma t-shirt, um saco e uma lanterna.
A partida, tanto para os atletas que irão participar na corrida, como para os atletas que irão participar na caminhada, será feita por volta das 21h no hipermercado patrocinador da prova. A meta será no Largo General Silveira (antigo Jardim das Freiras), onde a grande novidade da edição deste ano é a presença de um DJ no local para que as pessoas, assim que terminarem a prova, possam ainda aproveitar um pouco mais do evento, enquanto degustam um Pastel de Chaves para repor energias, oferecido pela organização da prova, a Associação de Desporto Aquae Flaviae.
A apresentação desta atividade à comunicação social aconteceu no passado dia 7 de junho, nas instalações do Museu da Região Flaviense, e foi revelado que este ano o Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira será incluído no percurso.
Tiago Costa, presidente da ADAF e diretor da prova, contou ainda que o centro histórico da cidade flaviense será ainda mais explorado: “Tentamos passar este ano ainda mais no centro histórico porque achamos que é muito importante. As nossas ruas merecem esse reconhecimento. Em muitas delas a população flaviense não passa durante muitos anos, como é o caso do Calvário. Provavelmente lembram-se de brincar em criança e agora não passam por lá. E daí nós também passarmos nesses locais”.
Um dos objetivos da organização para a edição deste ano é atrair mais participantes do concelho de Chaves a esta prova que tem contado com uma média de mil participantes: “Este ano queremos também incentivar mais a população flaviense a participar porque nos últimos anos temos tido uma maior percentagem de pessoas de fora da cidade, e isso deixa-nos um pouco tristes. As pessoas da cidade deviam participar mais neste tipo de iniciativas. E daí o nosso apelo à população flaviense que tem até 30 de junho para se inscrever”.
A Câmara Municipal de Chaves é uma das instituições que apoia o “Aquae Flaviae Night Running”. “Quisemos naturalmente associar-nos a esta iniciativa, não só dando nota da relevância que tem vindo a ganhar e da importância que tem, mas sobretudo pela nota particular que tem o figurino desta prova. Queremos que esta parceria, esta relação de simbiótica consiga dignificar e afirmar aquilo que é o papel desta associação de desporto, que em boa hora deu início a esta prova, na qual eu também já participei. E o que nós esperamos é que seja mais um momento de alegria, de participação e de entusiasmo”, lembrou o edil flaviense, Nuno Vaz.

Prova tem cariz solidário

Para além da parte desportiva, esta prova conta também com uma parte solidária. “Nós apoiamos três instituições: duas de bombeiros e uma associação de animais. Achamos que é muito importante apoiarmos essas causas, e as pessoas ao participar estão também a contribuir com uma verba para essas três associações”, sublinhou Tiago Costa.
Os interessados podem inscrever-se online, no site www.adaf.pt, ou então podem fazê-lo localmente nos vários parceiros da prova, até ao dia 30 de junho.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário