Diário Atual

Com o objectivo de promover a aproximação entre o mundo rural e o urbano, aliando sempre as artes cénicas, decorreu a segunda edição da Feira da Cultura do Mundo Rural, no passado fim-de-semana, 19 e 20 de Julho. Nem o mau tempo que se fez sentir em Chaves impediu as pessoas de se deslocarem ao Jardim Público a fim de apreciarem os saberes e sabores do mundo rural.
IMG_20140720_154454Os visitantes puderam desfrutar dos vários expositores de venda de produtos regionais como hortaliças, licores, compotas e artesanato. A animação musical não faltou com a participação de grupos musicais, ranchos folclóricos e concertinas e houve, ainda, outras atracções como passeios a cavalo, teatro e jogos populares, entre muitas outras actividades que o TEF – Teatro Experimental Flaviense, entidade promotora do evento, organizou para os dois dias de Feira.
Apesar da iniciativa “Jantar à Beira Rio” com a participação de alguns restaurantes da cidade a servirem comida tradicional portuguesa no Jardim Público, junto ao rio, não se ter realizado devido ao mau tempo, outras novidades estavam preparadas para esta edição, como o Torneio de Fito com alguns dos melhores jogadores da região e os Tocadores de Realejo, uma tradição musical que faz parte do nosso património cultural e, que ao longo dos anos, tem vindo a desaparecer.
De acordo com Rufino Martins, presidente do TEF, o balanço foi “positivo, concerteza, por um lado devido à quantidade de pessoas que participaram com exposição e venda de produtos, por outro lado, devido à quantidade de visitantes que teve”. Visivelmente satisfeito com a adesão do público, Rufino Martins contou que do ano transato para este, a Feira do Mundo Rural cresceu em dimensão e visitantes.
Para o próximo ano, o presidente do TEF assegura que a Feira voltará a ser realizada “nos mesmos moldes, mas com novas ideias. Nós somos pessoas que não somos estáticas e então não nos acomodamos facilmente com o que fazemos, também temos o sentido crítico e queremos que, de facto, as coisas corram da melhor forma e que evoluam e foi assim que a nossa casa se formou ao longo de 34 anos. E hoje temos esta capacidade de promover eventos que, na minha opinião, são muito bons e são importantes para a nossa cidade e até para a nossa região”, explicou.
A organização da segunda edição da Feira da Cultura do Mundo Rural esteve a cargo do TEF – Teatro Experimental Flaviense e contou com a colaboração da AmoChaves, Mud’arte, Escola Júlio Martins, USAF e com o apoio da ADRAT, Câmara Municipal de Chaves, Chaves Viva, Eurocidade Chaves/Verín, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Junta de Freguesia da Madalena/Samaiões.

Andreia Gonçalves

loading...
Share.

Deixe Comentário