Diário Atual

A festa de abertura do novo ano escolar decorrerá a 11 de setembro (10 horas, Cineteatro). As aulas iniciam a 12 de setembro (período da manhã) para o ensino pré-escolar, 1º ano do primeiro ciclo do ensino básico, 5º, 9º e 10º anos. No dia 13 de setembro, funcionamento em pleno.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, provém da área da educação e tem afirmado que os alunos são o cerne de toda a nossa comunidade educativa, pelo que o enfoque não pode nunca deixar de estar centrado neles. No ano letivo 2017-2018, estão matriculados 1.206 alunos no Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.
O Município presta auxílio aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inseridos em agregados familiares com menores recursos económicos, nomeadamente através da atribuição de refeições e da cedência de livros.
Na alimentação, na cantina da Escola Básica e Integrada de Pedras Salgadas, de gestão direta do Município, prevê-se que sejam servidas diariamente cerca de 160 refeições. Nos jardins-de-infância do concelho, serão servidas diariamente cerca de 110 refeições.
Com as Atividades de Animação e Apoio à Família, o Município disponibiliza serviços fundamentais. Além do fornecimento de refeições, há prolongamento de horário gratuito nos nove jardins-de-infância do concelho, visando o apoio às famílias e o bem-estar das crianças. A autarquia investe cerca de 140 mil euros nestes serviços.
Neste ano letivo, a autarquia, enquanto entidade promotora das Atividades de Enriquecimento Curricular, investe cerca de 70 mil euros nestas atividades.
De referir ainda a importância da rede de transportes escolares no apoio logístico ao ensino com oito circuitos assegurados pelos autocarros da Câmara Municipal, 23 circuitos feitos por carrinhas de Juntas de Freguesia e dez itinerários efetuados por carreiras públicas de empresas de transportes.
Com a escola de Pedras Salgadas e a modernização das instalações da Escola Básica e da Secundária de Vila Pouca de Aguiar e as melhorias no edifício escolar de Campo de Jales, a comunidade escolar concelhia tem condições para um ano letivo bem-sucedido.

Redação/CM Vila Pouca de Aguiar

Share.

Deixe Comentário