Diário Atual

O município de Ribeira de Pena promove, entre os dias 3 e 5, a iniciativa gastronómica Fim de Semana dos Milhos.

Durante o fim de semana uma dezena de restaurantes irá associar-se a esta iniciativa para servir os melhores sabores da região e onde os milhos estarão em destaque.
No passado, a atividade agrícola do concelho girava em torno do cultivo do milho, como é evidente nos inúmeros espigueiros existentes que até hoje persistem, pelo que facilmente se percebe que este produto fosse a base da alimentação dos ribeirapenenses.

Os milhos tradicionalmente servem-se acompanhados por carne de frango, porco e vitela, daí serem “esgravatados, esfuçados e escornados”.
Para além dos sabores típicos, haverá entradas gratuitas em vários espaços culturais do concelho, como é o caso do Museu da Venda Nova, da Casa de Camilo, em Friúme, do Museu do Linho, da Casa da Cultura – Museu da Escola e do Parque Ambiental de Ribeira de Pena. Paralelamente, no domingo, dia 5, realiza-se uma caminhada e um passeio de BTT na Rota dos Milhos. Os interessados devem realizar a sua inscrição em www.natourtracks.pt ou www.penaaventura.com.pt.

O evento gastronómico Fim de Semana dos Milhos é organizado pela Câmara de Ribeira de Pena e conta com a parceria do Turismo do Porto e Norte de Portugal que presenteará os visitantes com “um copo de vinho de boas vindas”.

Share.

Deixe Comentário